PUB

Desporto

Torneio UFOA de futebol feminino: Cabo Vede e Senegal disputam a final está tarde

As selecções de futebol feminino de Cabo Verde e Senegal jogam esta tarde, às 17 horas, a final do torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), que decorre no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, desde 20 de Janeiro. A seleção nacional, que pela primeira vez chega a uma final de um torneio internacional, diz-se preparada para enfrentar o Senegal, “sem medo” e com a mesma determinação dos jogos anteriores.

O selecionador senegalês considera que não há um favorito para o jogo da final desta tarde, mas a selecção cabo-verdiana está ciente de que vai enfrentar a campeã em título do torneio UFOA de 2020 após ter vencido a final da primeira edição desta competição realizada em Março de 2020 na Serra Leoa.

Para chegar final de hoje, Cabo Verde venceu a Gâmbia por 2-1 no jogo das meias-finais em que o golo da vitória foi marcado já perto do final do tempo regulamentar pela centro-campista Grampola (Maísa Cardoso) que também foi eleita a “Melhor Jogadora” (MVP) da partida.

Vá – Sete golos marcados e eleita Melhor Jogadora em dois jogos

Final entre as duas melhores selecções do torneio

Os analistas consideram que, na final de hoje, vão estar as duas melhores selecções desta edição do torneio UFOA quer em termos da qualidade do futebol praticado quer ainda do número de golos marcados e sofridos.

Nos três jogos disputados, incluindo a semi-final, a selecção cabo-verdiana marcou 12 golos e sofreu apenas um. Destaca-se ainda o facto de a sua atacante Vá (Ivânia Moreira), ter sido a grande destaque do torneio com sete golos, cinco dos quais numa só partida, designadamente contra a Mauritânia.

Por sua vez, a selecção do Senegal foi, na fase de grupos, a que mais golos marcou (12), tendo sofrido apenas um. Na semi-final, as “Leoas de Teranga”, nome pela qual também é conhecida a selecção senegalesa, marcaram mais quatro contra a Guiné-Bissau.

Antes do jogo da final, as selecções da Gâmbia e Guiné-Bissau estão frente-a-frente em disputa do terceiro lugar deste torneio da UFOA.

Cabo Verde marcou 12 golos e apenas sofreu um

Grampola – Marcou o golo da vitória nas meias-finais e foi eleita Melhor Jogadora da partida

Na fase de grupos Cabo Verde ficou em primeiro lugar do grupo A, com seis pontos, fruto das victórias por 4-0 e por 6-0 frente à Guiné-Bissau e a Mauritânia, respectivamente.

Nos três jogos disputados, incluindo a semi-final, a selecção cabo-verdiana marcou 12 golos e sofreu apenas um, destacando-se ainda o facto de a sua atacante Vá (Ivânia Moreira), jogadora da equipa do Seven Stars da Praia, ter sido a grande destaque do torneio com sete golos, cinco dos quais contra a Mauritânia.

Na fase de grupos do torneio UFOA, Vá não só liderou a lista das melhores marcadoras do evento como também foi eleita a “Melhor Jogadora” (MVP), tanto na partida com a Guiné-Bissau como no jogo com a Mauritânia.

Senegal: o adversário de Cabo Verde na final de hoje

O Senegal é o campeão em título do torneio UFOA em futebol feminino conquistado no jogo da final da primeira edição desta competição realizada em Março de 2020 na Serra Leoa. Recorde-se que nessa edição de 2020, a seleção nacional feminina cabo-verdiana de futebol, perdeu por 2-0 com a sua congênere do Senegal num jogo que ainda contava para a segunda jornada do Grupo A da qual faziam parte as duas selecções.

Para chegar à final deste Domingo frente a Cabo Verde, o Senegal venceu a Guiné-Bissau por 4-0 no jogo das meias-finais disputado Sexta-feira, 27, no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

Na fase de grupos, a equipa senegalesa foi o primeiro do grupo B com nove pontos, graças às vitatórias alcançadas nos seus três jogos: 4-0 contra Guiné-Conacri, 4-1 contra a Gâmbia e 4-0 contra a Serra Leoa. Nesses três jogos da fase de grupos, a selecção senegalesa foi a que mais golos marcou (12), tendo sofrido apenas um.

Recorde-se que o torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), que decorre de 20 a 29 de Janeiro, na Ilha do Sal, conta com as participações de Cabo Verde, enquanto país anfitrião, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa, as quais já se encontram na ilha do Sal. As selecções da Libéria e do Mali cancelaram as suas participações.

PUB

PUB

PUB

To Top