PUB

Política

Contributo dos cabo-verdianos no desenvolvimento do Luxemburgo reconhecido

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean Asselborn, terminou, esta terça-feira, a sua visita de trabalho a Cabo Verde, onde reconheceu e agradeceu o contributo da comunidade cabo-verdiana no desenvolvimento do seu país.

Jean Asselborn, que participou na segunda reunião ministerial da Parceria Especial União Europeia – Cabo Verde, lembrou o importante contributo da comunidade cabo-verdiana para o desenvolvimento social, cultural e económico do Luxemburgo.

A reunião aconteceu esta terça-feira, 31 de janeiro, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, copresidido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, dos Assuntos Europeus, e Ministro da Imigração e do Asilo do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean Asselborn.

O evento teve como principal objetivo fazer o balanço do processo de implementação da Parceria Especial desde a XI Reunião Ministerial, realizada em junho de 2021, e perspetivar o futuro das relações entre Cabo Verde – UE.

Importância da agenda comum

Neste sentido, os parceiros reiteraram o “forte empenho” no que diz respeito aos valores partilhados e à agenda comum da Parceria Especial, salientando a importância da parceria no actual contexto geopolítico.

“Os parceiros reafirmaram o seu apego ao respeito pelos direitos humanos, à democracia, à boa governação e ao Estado de direito, bem como o seu compromisso em relação ao multilateralismo e a uma ordem internacional assente em regras”, conta no compromisso assinado, no final da reunião.

O comprometimento se entende ainda, entre outros pontos, a intensificar a coordenação em questões da agenda internacional, nomeadamente no que diz respeito à reforma da OMC, à aplicação efetiva do Acordo de Paris, à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a questões de segurança mundial, incluindo a cibersegurança.

C/ Contacto

PUB

PUB

PUB

To Top