PUB

Mundo

Butão é o primeiro país do mundo a permitir apenas a agricultura orgânica

O Butão, país asiático localizado ao Sul da China, com cerca de 750 mil habitantes,  só permite a prática de agricultura orgânica no seu território.

Esta iniciativa de proibir o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos, foi do então ministro da agricultura Pema Gyamtsho, em 2020, que ainda declarou que o país pretende exportar alimentos naturais para China, Índia e outros países vizinhos.A ideia, contudo, surgiu ainda em 2015 já que, na época, grande parte das plantações do país já eram orgânicas, devido aos altos custos dos produtos artificiais na região. Por isso, na prática, desde 2020 que a produção se tornou 100% orgânica.

Um país que prioriza a felicidade

Este pequeno país asiático, desde os anos 70 prioriza a felicidade da sua população e criou o Índice de Felicidade Interna (FIB) para substituir o Índice de Desenvolvimento Humano (o famoso IDH).Após a realização por parte da ONU de um encontro de Alto Nível sobre “Felicidade e Bem-Estar” promovido pelo Butão, em 2013, ficou-se instaurado o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade. A ideia, como é claro, foi inspirada pelo Reino do Butão, localizado nos Himalaias, entre a China e a Índia.

PUB

PUB

PUB

To Top