PUB

Política

Corpo da Paz em visita a Cabo Verde para avaliar retorno ao país

Em resposta a um pedido formal do governo, uma equipa de oito membros do Corpo da Paz dos EUA está de visita a Cabo Verde até ao dia 19 de Fevereiro, para avaliar a possibilidade de restabelecer um programa no país.

De acordo com nota do Corpo da Paz, a sua equipa deve reunir- se com várias instituições governamentais, representantes da sociedade civil e cidadãos cabo-verdianos em todo o país, para avaliar as oportunidades de programas nas áreas de ensino da língua inglesa, desenvolvimento juvenil e ambiente.

Com visitas programadas nas ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão, Sal, Maio e Fogo, pretende ainda avaliar condições de vida que impactem potenciais voluntários do Corpo de Paz, tal como nas áreas da saúde, segurança, proteção, transporte e habitação.

“A avaliação da equipa desempenhará um papel importante na determinação da viabilidade do restabelecimento de um programa Corpo da Paz em Cabo Verde, mas é apenas um aspecto de um processo deliberativo abrangente”, indica, explicando que o pronunciamento sobre a eventual retoma das operações em Cabo Verde implicará um extenso processo avaliativo e a disponibilidade de fundos.

Corpo da Paz – Cabo Verde

Entre 1988 e 2013, 527 voluntários do Corpo da Paz serviram em Cabo Verde, trabalhando nas áreas da educação, juventude e desenvolvimento comunitário, sensibilização do VIH/SIDA e desenvolvimento de pequenas empresas.

O Corpo de Paz foi criado em Março de 1961, por ordem executiva do presidente John F. Kennedy, com a missão de promover a paz e a amizade no mundo.

Desde então, e apenas após o convite dos governos anfitriões, mais de 241.000 voluntários do Corpo de Paz serviram em 143 países, trabalhando ao lado de parceiros comunitários em considerados projetos prioritários localmente.

Os voluntários são cidadãos americanos, com pelo menos 18 anos de idade, e comprometem-se a prestar 27 meses de serviço.

PUB

PUB

PUB

To Top