PUB

Política

Pescadores de pesca artesanal vão ter acesso a crédito 50% a fundo perdido

Os pescadores de pesca artesanal vão ter acesso a um crédito de 50% a fundo perdido, concedido pelo Governo, através de um acordo assinado com as instituições de micro-finanças. A garantia foi dada este sábado, pela delegação do Ministério do Mar para a Região Sul.

Vera Gominho falava à Inforpress a propósito da celebração do Dia Nacional do Pescador, que se assinala hoje, 05 de Fevereiro, um pouco por todas as localidades piscatórias de Cabo Verde, sob o lema “Amamos o Mar”.

Segundo esta responsável, no primeiro edital, este ministério tem apostado na fibragem das embarcações, estando ainda no processo de entrega de algumas já fibradas, para que possam ter uma maior segurança de navegação e maior tempo de vida.

“No segundo edital assinamos um acordo com as instituições de micro-finanças que permite aos operadores da pesca artesanal o acesso a um crédito de 50 % a fundo perdido, que é comparticipado pelo Ministério do Mar”, avançou.

Com isso, conforme explicou Vera Gominho, os operadores deste sector vão poder reparar as suas embarcações, comprar motores, equipamentos de mergulho e malas térmicas e frigoríficas, com acesso a crédito mais facilitado.

Infraestruturas nas comunidades piscatórias

Além disso, está-se a trabalhar na questão da infraestrutura das comunidades piscatórias, quer na reabilitação dos centros técnicos sociais, no apoio às associações relativamente às lojas para venda de materiais de pesca e na aquisição de instalação de novas unidades de produção de gelo em algumas localidades.

A delegada adiantou que pretendem também trabalhar na melhoria de infraestruturas, nomeadamente na construção de cais e embarcadores para a pesca artesanal e também projectos que vão auxiliar os pescadores no arrasto de botes numa condição mais facilitada.

A nível de Cabo Verde, conforme informou Vera Gominho, em termos de embarcações activas, segundo dados de 2021, a pesca artesanal registava 1.434 botes, 3.020 pescadores e 1.881 vendedores de peixe. A nível da pesca semi-industrial são 72 embarcações a operar.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top