PUB

Desporto

Cabo Verde perde com Angola e compromete qualificação para o mundial de basquetebol 2023

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol perdeu hoje, Sábado, com a selecção de Angola por (67-80) em jogo da segunda jornada da quinta e última qualificação para o Mundial’2023, realizado no Pavilhão Multiuso do Kilamba, em Luanda. Com esta derrota, Cabo Verde cai para a terceira posição do Grupo E, mas ainda tem chances de qualificação como o melhor terceiro classificado.

A selecção angolana, que foi mais forte durante todo jogo, venceu os quatro períodos (20-18, 23 -18, 21-16 e 16-15), tendo chegado ao final da partida com uma diferença de 13 pontos (80-67).

Cabo Verde, após esta derrota, fica com 14 pontos e cai para a terceira posição do seu grupo (Grupo E), mas ainda tem chances de qualificar como o melhor terceiro classificado. Porém, neste momento, a Tunísia, terceiro do grupo F, com 17 pontos, está em vantagem sobre Cabo Verde.

Costa do Marfim lidera grupo de Cabo Verde

No Grupo E, a Costa do Marfim lidera com 17 pontos seguida de Angola (16 pontos), Cabo Verde e Nigéria (14 pontos), Guiné-Conacri e Uganda (10 pontos).

A selecção nacional volta a entrar em campo este Domingo, 26, para defrontar a selecção da Costa do Marfim, que já está qualificada para o Mundial.

Recorde-se que esta partida da segunda jornada da quinta e última fase africana de qualificação realizada Pavilhão Multiuso de Luanda (Angola) foi marcada por um problema técnico, falha de energia eléctrica, no final do segundo período.

Angola garante presença no Mundial de Basquetebol

Com a victória deste Sábado sobre Cabo Verde, a selecção de Angola apurou-se para o Mundial de Basquetebol 2023.

As eliminatórias de qualificação africana para ao Mundial’2023 começaram a ser disputadas em Novembro de 2021 e terminam em Fevereiro do ano em curso, envolvendo 16 selecções nacionais que competem pelas cinco vagas, em cinco janelas do torneio ao longo de 15 meses.

Os dois primeiros lugares e melhor terceiro classificado dos dois grupos de seis selecções qualificam-se para o Mundial.

O Mundial’2023 vai contar com a participação de 32 equipas em vez do habitual 24 e acontecerá entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top