PUB

Destaques

Destaques da edição 811 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Autárquicas 2024
Óscar Santos “pressionado” a concorrer à Câmara da Praia 
Óscar Santos está a ser “pressionado” por militantes do MpD para concorrer à Câmara Municipal da Praia, nas eleições do próximo ano. O visado confirma a “pressão”, mas diz que, por agora, está focado no Banco Central. A acontecer um retorno seu à vida política activa, Santos terá pela frente Beta e Elísio Freire, tido este como o preferido de Ulisses Correia e Silva para concorrer à CMP.

Relatórios de inspeção:
Olavo coloca Ulisses e Óscar em maus lençóis
Alegando não poder publicar os relatórios de inspeção referentes à gestão de Ulisses Correia e Silva e Óscar Santos na Câmara da Praia, por supostamente estarem sob segredo de justiça, o vice-primeiro-ministro coloca o primeiro-ministro e o governador do Banco Central numa situação complicada. Em de vez proteger os visados, acaba na verdade por dar uma preciosa ajuda ao edil Francisco de Carvalho.

Empresas
São Vicente liderou facturação média em 2021
O número de empresas existentes no país aumentou 2,6%, em 2021, face a 2020, existindo 11.404 mil empresas activas, que empregavam 72.940 trabalhadores, mais 2,2% que no ano anterior. Os dados constam do último Inquérito Anual às Empresas de 2021 realizado pelo INE, revelado esta semana. No total, as empresas geraram cerca de 248 milhões de contos em volume de negócios em 2021, um acréscimo de 6,6%, face ao ano anterior.

Cemitério de Nhagar
Câmara quer provas de venda ilegal de sepulturas
O cemitério de Nhagar, na Assomada, que há anos enfrenta a falta de espaço para novas sepulturas, vê-se de novo associado a um suposto esquema de venda ilegal de covas, apesar de a venda estar suspensa, pela autarquia, desde 2017. O vereador Vladmir Brito diz desconhecer tal “esquema” e desafia por isso os denunciantes a apresentarem queixa, seja na câmara, seja nas restantes autoridades judiciais. 

CAN 2024
Cabo Verde joga em casa, frente à Eswatini na próxima semana
A Selecção Nacional de Futebol recebe no dia 24 de Março, para a terceira jornada do Grupo B, a equipa do Eswatini (antiga Suazilândia), no jogo que será disputado no Estádio Nacional, às 15h00, em jogo a contar para a qualificação CAN 2024.

Bárbara Varela
Uma cabo-verdiana nos offshores do mundo
Aos 31 anos, Bárbara Varela é engenheira naval sénior e responsável pela área de reparação de Drill Pipe (tubos de perfuração para extracção do petróleo) na única empresa certificada para o efeito em Espanha. De férias em Cabo Verde, conta-nos como, em sete meses, alcançou um grau que normalmente levaria dois anos e como enfrenta a estranheza por ser uma mulher, negra e jovem, a ocupar um lugar que até há pouco tempo estava reservado aos homens de barba rija.  

Esta Edição nº.  811do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Carlos Carvalho, Débora Silves, Germano Almeida, Ricardino Neves,  Luís Kandjimbo e Odailson bandeira ; a par da Coluna de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top