PUB

Política

CEDEAO realiza simpósio para sensibilizar mulheres para maior participação na política 

A capital política e económica da Serra Leoa, Freetown, acolhe, desde esta Sexta-feira, o Simpósio da Associação das Mulheres Parlamentares da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOFEPA), promovido com o objetivo de sensibilizar as mulheres da sub-região para uma maior participação na política. Este evento conta com a participação das deputadas cabo-verdianas Isa Costa e Rosa Rocha.

Esse simpósio da ECOFEPA decorre sobre o tema “Uma campanha de sensibilização sobre a representação proporcional das mulheres na política, aumentando a parceria política entre homens e mulheres.”

Nesse âmbito, um grupo alargado de instituições governamentais e da sociedade civil estão a refletir e delinear estratégias sobre como aumentar a voz das mulheres no espaço político dos países da comunidade, nomeadamente na Serra Leoa cujas eleições gerais terão lugar já em Junho próximo.

Parlamento da CEDEAO empenhado em promover participação das mulheres 

Sidie Mohamed Tunis – Presidente do Parlamento da CEDEAO

No seu discurso de boas-vindas ao simpósio, o Presidente do Parlamento da CEDEAO, o serra-leonês Sidie Mohamed Tunis, recordou que, desde a sua criação, a ECOFEPA, tem estado empenhada em defender “a causa da participação efetiva das mulheres no processo de decisão política, ao mais alto nível da governação dos países africanos, particularmente, os da sub-região. 

Assim, Sidie Mohamed Tunis reiterou o empenho do Parlamento da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) em assegurar que as mulheres estejam plenamente representadas nessa sub-região africana.

Marginalização das mulheres na representação política

“A marginalização das mulheres na representação política, embora com diferentes graus, é um fenómeno crónico em diferentes regiões de África, quando se compara com os homens. O seu nível de participação na tomada de decisões e representação como membros dos parlamentos nacionais é pouco inspirador e debilitante”, alertou o Presidente do Parlamento da CEDEAO.

Aquele parlamentar da CEDEAO lamentou que a situação na região “continua a ser uma experiência duradoura e generalizada no século XXI, na medida em que a tomada de decisões políticas em alguns países da África Ocidental é marcadamente estereotipada pelos governos e atribuída aos homens.

Fixar taxa de representação política das mulheres de pelo menos 30%

Líder do movimento feminista da Serra Leoa – Veronica Kadia Sesay

Por sua vez, também no seu discurso de abertura do simpósio, a líder do movimento feminista da Serra Leoa e membro da ECOFEPA, Veronica Kadia Sesay, criticou a baixa representação das mulheres em cargos eleitos e apelou aos governos das nações da África Ocidental para que acelerem as ações políticas, normativas e sensibilizadoras a fim de fixar em pelo menos 30%, a taxa de representação política das mulheres na sub-região. 

Na ocasião, a representante da Comissão Eleitoral da Serra Leoa, Marian Sia Mojjueh, destacou os esforços em prol da representação política das mulheres levados a cabo pelo presidente da República da Serra Leoa, Julius Madda-Bio, que em várias intervenções públicas vem apelando as mulheres para uma maior participação política, quanto mais não seja, numa altura em que o país se prepara para as eleições gerais de Junho próximo.  

Na abertura do Simpósio da Associação das Mulheres Parlamentares da CEDEAO (ECOFEPA), estiveram presentes o ministro em exercício da Serra Leoa para os assuntos do género e da criança, os representantes das Nações Unidas e da União Europeia, entre outros, que abordaram a necessidade do reforço da paridade de género e da representação política das mulheres na África Ocidental.

PUB

PUB

PUB

To Top