PUB

Destaques

Destaques da edição 812 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

BCV com Taxas de juros baixas
INPS principal lesado e Governo beneficia
O Governo/Estado é o principal beneficiário da política monetária do Banco de Cabo Verde, que insiste na manutenção em baixa das taxas de juro, ao contrário daquilo que se passa por este mundo afora, nomeadamente na zona Euro, com quem Cabo Verde tem uma paridade fixa. Contudo, o risco e o custo dessa política são colocados no INPS, que, directa e indirectamente (através dos bancos), disponibiliza os fundos para o financiamento do Estado.

Recursos Hídricos em 2022
Agricultura consumiu 4,6 milhões de metros cúbicos de água no país
O sector agrícola em Cabo Verde consumiu cerca de 4,6 milhões de metros cúbicos (m3) de água em 2022. Os dados constam do boletim hídrico lançado esta quarta-feira, 22, Dia Mundial da Água. Os números mostram ainda que o abastecimento de água domiciliária no país rondou os 4,1 milhões de metros cúbicos, em 2022 e que as nove barragens do país retiveram um volume útil de 917.500 m3.

Silicon Valley Bank e Credit Suisse
Cabo Verde “minimamente” preparado
A falência do Silicon Valley Bank (SVB), nos Estados Unidos da América (EUA), e, mais recentemente, a crise do Credit Suisse, na Europa, pode tendencialmente “contagiar” o sistema financeiro cabo-verdiano. Ainda assim, conforme um macroeconomista contactado por A NAÇÃO, o eventual impacto não será como o da crise de 2008.

Professor que sofreu tentativa de agressão quer justiça
O professor Adilson Medina, que utilizou as redes sociais, mais propriamente o Facebook, para denunciar a tentativa de agressão por parte da mãe de uma aluna apanhada a copiar num teste, diz estar bem e revela que já entregou o caso às instâncias policiais.

Uso de Shisha e cigarros electrónicos
Um “novo problema” de saúde pública
O uso de cigarros electrónicos e de shisha tornou-se popular em Cabo Verde. Das casas nocturnas, passou a invadir os ambientes domésticos e está, cada vez mais, presente no dia-a-dia dos consumidores. Os sabores e os cheiros aromatizados têm atraído mais público em uma “falsa percepção” de ser melhor que os cigarros convencionais. Médico pneumologista, José Luís Spencer alerta para os riscos à saúde.

Esta Edição nº.  812do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Débora Silves,  Helena Semedo , Luís Kandjimbo e Pedro Ribeiro.

PUB

PUB

PUB

To Top