PUB

Cultura

Scúru Fitchádu: Versão limitada vinil “Nez Txada Skúru dentu skina na braku fundu” já está disponível

O artista Scúru Fitchádu apresenta agora uma versão limitada, em vinil, do seu álbum “Nez Txada Skúru dentu skina na braku fundu” lançado em janeiro passado.

O álbum sucessor de “Un Kuza runhu” (Uma coisa ruim) de 2020, é composto por 11 temas, conta com as participações de Cachupa Psicadélica, Henrique Silva (Acácia Maior), O GAJO e tem o artwork assinado pelo artista visual mindelense Alan Alan.

“Nez txada skúru dentu skina na braku fundu” (Nesta achada escura na esquina num buraco fundo) é um trabalho conceptual, assegura o artista.

O seu trabalho assenta em toda uma base de “inspiração nas dinâmicas sociais do espectro urbano, estabelecendo um paralelismo direto entre as conjunturas do ambiente contemporâneo e os fracturantes movimentos revolucionários panafricanistas”.

Este disco é pontuado por sonoridades experimentais, batidas pujantes, baixos distorcidos e samples que contam histórias sempre sob “uma omnipresente tutela afro”.

O artista

Scúru Fitchádu é filho de mãe angolana e de pai cabo-verdiano. Do concelho do Bombarral, em Portugal, onde cresceu, teve as referências do metal, do punk e do grunge. Em Almada, para onde se mudou aos 16 anos, acabou por incorporar o hip-hop, também.

O ano passado participou inclusive no AME.

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top