PUB

Sal

Espargos: Pedonal “Toi Pedro” divide salenses

A ilha do Sal passa a ter uma nova rua pedonal, a Toi Pedro, em Espargos. Se para uns a obra ora inaugurada e veio dar uma nova cara à cidade, outros há que consideram que havia questões “mais urgentes”, como a recuperação da estrada que liga as duas cidades, Santa Maria e Espargos. 

De um modo geral, os salenses avaliam positivamente a mais nova rua pedonal da ilha, a “Toi Pedro”, em Espargos, enfatizando que se trata de uma obra estruturante que trará uma nova dinâmica à zona centro dessa cidade. 

Para Paulina Brito, a rua está bem estruturada e decerto que passa a embelezar a cidade, mas “demorou um bom bocado, à semelhança de sempre”, para sair do papel. 

Já para Ay Delgado, artista e activista social da ilha, a pedonal ficou “espectacular”. “Esta rua será muito útil e trará uma nova dinâmica para a zona centro dos Espargos, espero que outras zonas da ilha sejam comtempladas com obras do tipo”, realça.

Como a pedonal está ligada à praça dos Espargos, ela torna-se um lugar muito interessante para o lazer, na avaliação de Vânia Spínola: “É um lugar excelente para passeios em família, as crianças podem brincar em segurança e a obra torna a cidade ainda mais bonita”.

No geral, ainda mais por homenagear uma figura comercial emblemática da ilha, Toi Pedro, a nova pedonal caiu, ao que tudo indica, “nas graças” da maioria das gentes do Sal, sobretudo dos munícipes de Espargos, seus beneficiários mais directos. 

Apesar de concordar que a pedonal é uma grande iniciativa, Marlon Dias mostra-se, porém, mais crítico. Como diz, agora mais do que nunca, a “ilha turística” necessita de estradas “à altura”, fazendo referência às condições da via rápida que liga Espargos e Santa Maria.

Iven Évora concorda com Marlon e adiciona: “É mais uma inauguração que muitos não conseguiram marcar presença devido às condições da estrada que liga as duas cidades”.

O arquiteto e figura bem conhecida da ilha, Piduca Brito, afirmou ser “mais uma inauguração de uma obra que não foi concluída”. 

Para o condutor Amilton Monteiro, a rua ficou bonita, mas passa a dificultar, “ainda mais”, o trânsito na zona da Preguiça, obrigando agora os condutores a terem que “fazer jogos e manobras arriscadas para poderem entrar em becos estreitos e perigosos”.

Rua meridional 

O jovem Marcelo Santos também entende que a pedonal, à entrada da cidade, tornou o trânsito “extremamente difícil” e prevê que “daqui a pouco Espargos ficará sem estradas”, ao passo que Jonathan Araújo, um outro jovem, gracejando, prefere chamar a pedonal de “rua meridional”, onde foi “investido dinheiro que deixa falta a questões mais importantes e urgentes para a ilha e para o povo salense”. 

Roggers Oliveira é mais categórico, ainda. Afirma que a pedonal é “desnecessária”, com agravante de ser uma verba “gastada e sem retorno”, que podia ter sido utilizada para a manutenção dos passeios da cidade e construção “daqueles que ficaram por fazer”. 

Relembrou que Espargos tem falta de sinalização vertical e a estradas do aeroporto e de ligação Espargos/Santa Maria “estão no estado em que estão”. 

Júlio Lopes: “Um sonho tornado realidade” 

Para o edil Júlio Lopes, a transformação da rua “Toi Pedro” em pedonal representa o concretizar de um sonho. Sendo natural da ilha, chama a atenção para o simbolismo daquela rua central de Espargos e a importância do falecido comerciante, ora homenageado, através da atribuição do seu nome à segunda pedonal da ilha.  

“Toi Pedro era um amigo das crianças, amigo de toda gente, acudia a todos, era um homem incansável. Dar o nome de Toi Pedro a esta pedonal é uma grande forma de homenagear este homem lá onde estiver”, afirmou Júlio Lopes, quando discursava sobre o importante trabalho que o comerciante exercia na ilha, num acto a que esteve presente o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.    

 “Muitos sonharam que um dia esta rua havia de ter outra qualidade e nós, humildemente, tivemos a sorte de concretizar este grande sonho, realizar a obra e colher os seus frutos”, complementou.

Ulisses Correia e Silva preferiu, por seu turno, lembrar que a ilha do Sal tem merecido muita atenção do Governo e que a nova infraestrutura é um exemplo do retorno do turismo (Fundo do Turismo) para as comunidades. 

A requalificação da rua de “Toi Pedro”, com calçada artística, espaços verdes e iluminação pública moderna, resultou da parceria entre a Câmara Municipal e do Governo e enquadra-se no programa municipal de requalificação urbana. 

 

*Tiago Ribeiro (estagiário)

PUB

PUB

PUB

To Top