PUB

Sociedade

Praia: Governo lança campanha de combate à discriminação em contexto imigratório

O Governo de Cabo Verde, lançou, Sexta-feita última, na Cidade da Praia, uma campanha de sensibilização intitulada “Diversidade Nos Enriquece: independentemente da nacionalidade, origem ou religião, todos nós contribuímos”, visando combater a discriminação e promover o respeito pela diversidade cultural em contexto imigratório.

O acto de lançamento da campanha, que tem como foco principal as escola, teve lugar no Centro Educativo de Achada Grande Frente, arredores da Cidade da Praia para alertar também os alunos desta escola sobre esta temática.

Untre outros objectivos, a campanha visa prevenir práticas discriminatórias, comportamentos e atitudes negativas face aos imigrantes, promover no seio da comunidade estrangeira e imigrante, o conhecimento e respeito pelas normas e regras do país de acolhimento, bem como fomentar a coesão social através do respeito pela diversidade cultural, de origens e de religiões,

Cabo Verde e a importância das migrações

De acordo com a presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI), Carmem Barros, Cabo Verde é um país de partida, de origem e que recebe também pessoas de outros países, sente na prática e no quotidiano a importância das migrações.

Por isso, Carmem Barros sublinhou que o objectivo desta campanha é combater e prevenir a discriminação que é feita em função da nacionalidade, origem, etnias, línguas e de todas as diferenças que tem um pendor cultural e de outras ordens, de pessoas que vêm de outros países, de outras origens, mas que são iguais a todos porque são seres humanos.

De referir que esta campanha vai ser feita através de encontros com comunidades, conferências, brochuras, divulgação de spots publicitários na comunicação social e nas redes sociais.

 Foco principal nas escolas

A campanha organizada entre a Alta Autoridade para a Imigração através do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, tem a duração prevista de um ano, para acontecer em todo o território nacional, e tem como foco principal as escolas.

Esta campanha conta com o apoio financeiro da União Europeia e se insere, no quadro do projecto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal (ACM), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top