PUB

Destaques

Destaques da edição 813 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Concessão dos aeroportos 
Depois de prazo expirado, ASA continua à espera da Vinci
Se o prazo de seis meses para a efectivação do contrato de concessão dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde tivesse sido cumprido, a gestão das infra-estruturas aeroportuárias do país já estaria a cargo da Vinci. O novo prazo, que foi prorrogado por mais três meses, expira no dia 13 de Abril. Enquanto isso, a ASA, que já fez o seu trabalho de casa e continua a aguardar pelo sinal da Cabo Verde Airports, criada pela Vinci.

TACV
Take-off será com administração renovada
Na hora de uma nova largada para outros voos, a TACV vai precisar de gente mais capacitada para mais uma aventura no sentido de fazer uma capitalização dos recursos dos contribuintes que vêm sendo drenados nessa companhia. Novos aviões e a recuperação de alguns certificados serão apostas de um novo Conselho de Administração misto, com estrangeiros e prata da casa. Os próximos meses prometem novidades.

Electricidade
Perdas de energia da Electra caíram 1.1% em 2022
A Electra registou, em 2022, perdas nacionais de 114 547 15 kWh na produção de electricidade, correspondente a 24,4% do total produzido. Este valor representa, no entanto, uma melhoria à volta dos 1,1% em relação às perdas de 2021. A empresa pretende, entretanto, elevar a taxa de penetração de renováveis a 18,7%.

CAN 2023
Cabo Verde ainda dependente dos próximos jogos
Quando faltam duas jornadas para o término da fase de qualificação, o combinado nacional precisa vencer a Burkina Faso, no duelo agendado para Junho, no Estádio Nacional, para conseguir a sua quarta presença numa fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), sem contas matemáticas.

Santiago e Porto Novo entre os mais afectados
Projecções apontam aumento da Insegurança Alimentar em Cabo Verde
A insegurança alimentar e nutricional, ou fome, está a aumentar em Cabo Verde. Pelo menos é o que apontam as projecções do Centro Regional AGRHYMET, uma instituição do Comité Inter-Estatal Permanente para o Controlo da Seca no Sahel (CILSS). Os dados para Junho/Agosto mostram que 41% da população estará, no Verão, a passar por insegurança alimentar, aumentando a amostra na ilha de Santiago para uma média de 51%, no geral, e 81% só em Santa Cruz. Mas há mais concelhos afectados e Porto Novo é um deles. O Programa Alimentar Mundial e o Ministério da Agricultura e Ambiente não comentam para já os dados.

Esta Edição nº.  813do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Carlos Carvalho, Germano Almeida, Luís Kandjimbo, Pedro Silva Baptista e Samilo Moreira e: a par da crónica de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top