PUB

Santiago

Praia: 40 mulheres beneficiadas com kits de trabalho para empoderamento feminino

A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) procedeu hoje à entrega de 40 kits de trabalho a mulheres da Praia, no âmbito do projecto de empoderamento das mulheres e meninas financiado pela Organização Internacional da Francofonia (OIF).

O objectivo da OMCV, segundo a sua presidente, Eloisa Cardoso, é de criar as condições para que esse grupo de mulheres que, em situação de alguma vulnerabilidade, iniciem as actividades geradoras de rendimento, garantindo o seu sustento e o das suas famílias.

“Temos aqui desde mulheres que foram vítimas de violência com base no género, mulheres que fazem parte da Associação LGBTI, e que também que vivem num ciclo de vulnerabilidades. O nosso objectivo é dar a essas mulheres uma forma de realmente conseguirem algum rendimento para elas e suas famílias”, explicou.

Educação financeira

Conforme Eloisa Cardoso, essas mulheres participaram de uma acção de formação sobre educação financeira e gestão de pequenos negócios, para estarem mais bem preparadas para gerirem seu autoemprego.

De acordo com a aptidão de cada uma, ou de  área de actividade que já desenvolviam, foram beneficiadas com kits para alavancarem as suas actividades.

Querendo, ainda podem recorrer ao crédito através da OMCV.

Trabalhar por conta própria

Natalina dos Santos formada na área de estética e Sandra Tavares da área de energia vêem nesse apoio da OMCV a possibilidade de colocar em prática as formações realizadas há já algum tempo, e garantir o seu sustento e independência.

“Já passaram três anos que terminei a minha formação em energias renováveis no CERMI e, depois de fazer o estágio, fiquei sem fazer nada. Agora com esse kit vou dar início às minhas actividades por conta própria. Portanto vou garantir o meu sustento e da minha família e, talvez, outro posto de trabalho para outros jovens que não estão a fazer nada”, disse Sandra Tavares.

A presidente da OMCV apelou às beneficiárias que cuidem e façam bom uso dos equipamentos recebidos e promovam a mudança nas suas vidas para que outras mulheres possam ser beneficiadas no futuro.

O projecto que é financiado pela OIF em cerca de sete mil contos beneficia ao todo 130 mulheres de seis concelhos do País. Para além da Praia, Santa Catarina de Santiago e maio a OMCV vai fazer entregar kits de trabalho às mulheres de Santa Cruz, Santa Catarina do Fogo e Brava.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top