PUB

Destaques

Destaques da edição 815 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Autárquicas 2024
Jacinto Santos “desejado” na Praia
Depois de Óscar Santos, surge agora o nome de Jacinto Santos, outro antigo autarca, como putativo concorrente à Câmara da Praia. A NAÇÃO sabe que há movimentações no sentido de convencê-lo a encabeçar uma candidatura independente. Abordado, diz que apenas aceita participar na busca de uma solução alternativa, de “cidadãos”, a favor do seu município-natal.

Perda de população em Santo Antão
Quando migrar é a “única solução”

A ilha de Santo Antão perdeu, desde 2010, 6965 pessoas, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Na sua maioria, são jovens à procura de melhores condições de vida em outras ilhas ou fora do país. Enfrentar o desemprego, procurar reconhecimento profissional ou simplesmente estudos superiores têm causado um “desfalque” na população da segunda maior ilha do país.

Política
Governo “quer” inibir Magistrados
Com receio de um “chumbo” iminente, o Governo retirou a proposta de Lei que procede à primeira alteração da Lei que regula a competência, a organização e funcionamento do Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ). A retirada tem, ao que tudo indica, o parecer “enérgico” desse órgão e da possibilidade de o Grupo Parlamentar do PAICV votar contra. O CSMJ considera que a iniciativa legislativa “atenta contra a independência, as competências, dignidade e a capacidade de avaliação dos juízes”.

Opinião Carlos Burgo
A crise pandémica e a produção da riqueza do país

Dee Dee Bridgewater, a estrela maior no regresso do KJF
Após dois anos suspenso, o Kriol Jazz Festival (KJF) está de volta à Pracinha da Escola Grande, na Praia, este fim de semana. Nesta que é a sua 12ª edição, num cartaz modesto, comparativamente às edições anteriores, sobressai Dee Bridgewater, uma das maiores divas do Jazz actual. Três mil escudos por dia ou cinco mil, dois dias, é quanto terá de desembolsar se quiser vibrar ao som do KJF.

Esta Edição nº.  815do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Carlos Burgo, Carlos Carvalho, César Garcia, João Serra e Luís Kandjimbo; a par da crónica de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top