PUB

Educação

iib atribui bolsas de mérito e prémio de excelência a estudantes universitários

Cinco estudantes de licenciatura, de várias universidades do país, foram hoje contemplados com Bolsas de Mérito e um foi reconhecido com o prémio de excelência, numa iniciativa do international investment bank (iib), em parceria com o Ministério da Educação.  

O projecto visa, através de concurso aberto a todos os estudantes universitários do país, apoiar jovens na sua formação superior e integração no mercado de trabalho. 

De acordo com o presidente do iib, Francisco Ferreira, a iniciativa, que vai na sua segunda edição e que é implementada em parceria com o Ministério da Educação, vai de encontro aos valores da empresa, no âmbito da sua política de responsabilidade social.

“Estamos a atribuir cinco bolsas de mérito e um prémio de excelência ao melhor aluno que tenha concorrido”, especificou.

Projecto abrange duas componentes

O projecto tem duas componentes, sendo que a primeira consiste em pagar o valor das propinas aos estudantes que ganham bolsa de mérito, válido por um ano, no valor de 20 mil escudos mensais.  

Neste âmbito, foram contemplados cinco alunos, que, através de dois representantes, manifestaram a sua gratidão pela oportunidade, não só de facilitação na obtenção do grau de licenciatura, como também de integração no mercado laboral, através de um programa de estágio.

Alunos agradecem reconhecimento 

 “Acredito que uma das maiores gratificações é sermos reconhecidos e por sermos estudantes esse reconhecimento nos dá motivação para continuar a empenhar e conseguir resultados”, expressou Wilker Graça, aluno do último ano do curso de Ciências Empresariais e Organizacionais e estagiário no iib.

Na mesma linha, a aluna Riana Monteiro, do mesmo curso, vertente contabilidade, frisou que esta bolsa é uma “recompensa” pela dedicação dos alunos premiados, e incentivou os colegas a não medirem esforços na hora de perseguir os sonhos e objetivos.  

Prémio de excelência

O aluno Willian Semedo, por sua vez, foi o grande vencedor do prémio de excelência, também atribuído pela via concursal.  

O prémio inclui um valor monetário de cem mil escudos, mais um ano de estágio profissional no iib.

Emocionado, o jovem agradeceu à empresa, mas, sobretudo, à mãe, que segundo disse, foi sua grande motivação e impulsionadora.

Secretária de estado encoraja outras instituições  

A secretária de Estado para a Educação, Eurídice Monteiro, presente no evento de premiação, convocou outras instituições e empresas a abraçarem iniciativas do género e abraçarem os jovens, enquanto pilar fundamental para o desenvolvimento do país.

“Os estudantes, independentemente das condições de estudo, muitos conseguem investir na aquisição de ferramentas e competências necessárias para a vida profissional e se destacam. E quando se destacam, cabe ao governo, encontrar formas de incentivo, encorajamento e medidas de apoio à inserção profissional, mas nós também sabemos que o Governo sozinho não pode fazer tudo”, lembrou. 

Neste sentido, disse que o Governo conta com as empresas, nacionais e estrangeiras, e tem vindo a procurar apoio de todas as instituições, uma vez que formar jovens é um desafio nacional, assim como a sua inserção profissional.  

“Quando um jovem tem oportunidades o país desenvolve”, garantiu a investigadora, para quem, o facto da premiação estar na sua segunda edição, é sinal de que foi um sucesso.

PUB

PUB

PUB

To Top