PUB

Destaques

Destaques da edição 819 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Conta Geral do Estado
Tribunal de Contas acusado de “amenizar” os números para proteger Governo
Um grupo de auditores do Tribunal de Contas está em conflito com os juízes de segunda secção dessa instância de controlo financeiro, por estes, alegadamente, terem “censurado” parágrafos do pré-parecer da Conta Geral do Estado, que deixam o Executivo mal na fotografia. O presidente do TdC desdramatiza a situação, garantindo que todos os dados em causa serão mantidos. 

Serra Malagueta
Promotor das FA “preocupado” com as investigações
O Promotor de Justiça junto do Tribunal Militar de Instância quer ver as investigações sobre as circunstâncias do acidente com uma viatura das Forças Armadas conduzidas pelas autoridades judiciárias competentes. O acidente, que vitimou 31 militares (oito vítimas mortais), ocorreu quando os mesmos se dirigiam à Serra da Malagueta, em missão de serviço para combater um incêndio florestal.

Assédio na Pró-Garante 
Olavo diz que contrato de Bernal não será renovado
O Grupo Banco Mundial está a acompanhar de perto o caso relacionado com a denúncia de assédio sexual e moral, que envolve o administrador da Pró-Garante, o chileno Andrés Bernal. Este caso que estava sob tutela da secretária de Estado Adalgisa Vaz passa a estar, a partir de agora, sob a alçada directa do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que se mostra frontalmente contra a situação denunciada.

Obras Edifício das Finanças
Constitucional rejeita recurso interposto por Cristina Duarte
Cristina Duarte, Esana Soares de Carvalho e Jéssica Santos, condenadas pelo Tribunal de Contas, vão ter mesmo que pagar multas que oscilam entre 498 mil e 876 mil escudos. O recurso interposto pela antiga ministra das Finanças, assim como da ex-secretária de Estado e a antiga DGPOG do Ministério das Finanças foi “liminarmente” rejeitado pelo Tribunal Constitucional. O caso está relacionado com as obras realizadas no Ministério das Finanças em 2014.

O Cinema e o Audiovisual em Cabo Verde
Ilhas, Câmara, Acção!
A imagem nunca esteve tão em voga, entre nós e os filmes cabo-verdianos marcam cada vez mais presença em festivais internacionais. Os prémios começam também a chegar. São dezenas as produções estrangeiras que todos os anos procuram os cenários e a cultura das ilhas. O audiovisual é dos sectores mais pujantes no país, com os videomakers a facturarem nas plataformas do Youtube, Tik Tok e Facebook.

 Esta Edição nº.  819do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Aidé Carvalho, Carlos Carvalho, Luís Nunes, Luís Kandjimbo, e Seidy de Pina

PUB

PUB

PUB

To Top