PUB

Fogo

Autarca dos Mosteiros “preocupado” com estado da estrada de Sumbango 

O presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, mostrou-se preocupado com a situação do troço de Estrada Nacional EN1-FG01 de Sumbango, com o aproximar da época das chuvas, e exortou uma atenção especial do Governo.

Este troço de estrada, que liga o centro à zona norte do município dos Mosteiros e este com o de São Filipe, via norte, tem registado desabamentos frequentes, sendo o último ocorrido a 03 de Março.

Ainda a via continua parcialmente interrompida devido a grandes blocos de pedras que desprenderam da rocha.

Segundo Fábio Vieira, o Governo devia estar preocupado com a rocha de Sumbango porque se está a aproximar da época das chuvas e “se não houver intervenção de fundo existe perigo iminente de ocorrência de novos desabamentos”.

Para o edil existe “um perigo iminente” e o Governo deve criar as condições para intervenção “mais duradoura” para garantir segurança de pessoas e viaturas que circulam diariamente na via de Sumbango.

Requalificação da orla marítima de Queimada Guincho

Outra preocupação manifestada por Fábio Vieira, à margem de uma conferência de imprensa para anunciar a mobilização de 118 mil contos para requalificação do parque educativo, está relacionada com o atraso na implementação das obras de requalificação da orla marítima de Queimada Guincho.

Segundo o edil, Mosteiros foi o primeiro município a submeter o projecto para financiamento, há mais de cinco anos, lembrando que o Ministério das Infraestruturas chegou a lançar concurso, em 2021, para adjudicação das obras a empresa ou consórcio de empresas, mas até este momento não há previsibilidade em relação ao arranque das obras.

Cumprimento das garantias da Ministra da tutela

Fábio Vieira avançou ainda que a ministra das Infraestruturas lhe tinha garantido, no final do ano passado, que no início de 2023 a empresa estaria a montar os estaleiros para arrancar as obras, e que inclusive propôs que a câmara avançasse com alavancagem financeira, no valor de 107 mil contos, e assumir a liderança dessa obra, mas que a sua edilidade não teve mais feedback sobre a execução do projecto de requalificação de Queimada Guincho.

A requalificação da orla marítima de Queimada Guincho consiste na construção de uma via alternativa mais ao litoral de Queimada Guincho, a criação de zonas de recreio para pescas desportivas, novo loteamento, ciclovia, pedonais, e representava em 2021 um investimento na ordem dos 107 mil contos, valor que poderá não ser suficiente devido ao aumento do preço dos materiais de construção ocorrido nos últimos dois anos.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top