PUB

Política

Grão-duque de Luxemburgo anuncia embaixador residente em Cabo Verde, a partir do outono

O grão-duque Henri de Luxemburgo anunciou que o seu país decidiu ter uma presença diplomática em Cabo Verde, a partir do outono, com um embaixador residente no arquipélago, reforçando as relações entre os dois países.

 O anúncio foi feito durante uma declaração na noite de terça-feira, 23, no jantar de gala oferecido por Henri de Luxemburgo e a grã-duquesa Maria Teresa, em honra do Presidente da República, José Maria Neves, e da primeira-dama, Débora Carvalho, que se encontram no Luxemburgo para uma visita de Estado.

“É com grande prazer que comunico que o Luxemburgo decidiu elevar o nível da sua presença diplomática em Cabo Verde. A partir deste outono, nossa missão diplomática estará sob a responsabilidade de um embaixador residente. Nossos laços directos e nossa amizade serão fortalecidos”, declarou.

Mais de 30 candidatos de origem cabo-verdiana concorrem às eleições autárquicas do próximo mês

 O monarca não se esqueceu de referir que o Conselho Nacional da Mulher do Luxemburgo, organização que tem como principal objectivo promover a igualdade entre mulheres e homens, tem uma presidente de origem cabo-verdiana, exemplos que para ele “ilustram essa bela integração”.

Disse, ainda, que são mais de 30 os candidatos de origem cabo-verdiana que concorrem às eleições autárquicas do próximo mês, assim como muitos artistas contribuem para a vida cultural do deste país e a selecção nacional de futebol do Luxemburgo contar com quatro jogadores de origem cabo-verdiana.

“Num país tão multicultural como o Luxemburgo, a convivência é essencial. A comunidade cabo-verdiana bem o compreendeu, contribuindo também de forma notável para o desenvolvimento económico do meu país e gostaria de lhes agradecer de coração”, sublinhou.

Delegação governamental de visita ao Grão-Ducado do Luxemburgo

 Nesta visita de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo, José Maria Neves faz-se acompanhar de uma delegação governamental, municipal e empresarial, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui de Figueiredo Soares, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, e o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

Os presidentes da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, do Parque Tecnológico de Cabo Verde, Carlos Monteiro, e do Conselho Directivo da Pró-Empresa, Edney Cabral, os presidentes das câmaras municipais do Paul, António Aleixo Martins, e de São Filipe, Nuías Silva, também fazem parte da delegação.

30 anos de relações 

A visita do Presidente da República ao Luxemburgo acontece no momento em que os dois países celebram 30 anos de relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 1980, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 1990.

O actual Programa Indicativo de Cooperação (PIC) abrange áreas do emprego e de formação profissional, energias renováveis, combate às alterações climáticas, água e saneamento, micro-finanças e descentralização, sectores considerados importantes para que Cabo Verde possa cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top