PUB

Política

José Maria Neves e Zelensky trocam impressões por telefone

O Presidente da República, José Maria Neves, falou, por telefone, na tarde desta terça-feira, com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Em pauta, esteve o conflito armado que opõe aquele país à Rússia e o reforço das relações bilaterais entre os dois países.

No que tange ao conflito com a Rússia, diz a mesma fonte, Zelensky agradeceu a “posição firme” de Cabo Verde desde a primeira hora, a condenar a invasão de parte do território ucraniano pelas forças russas, posição essa que considera coerente com o respeito do Estado cabo-verdiano à integridade territorial e à soberania dos Estados.

PR vai visitar Ucrânia 

Segundo comunicado emitido pela presidência da república, Zelensky convidou José Maria Neves a visitar a Ucrânia, no Leste Europeu, um convite que foi aceite, com data ainda por indicar.

O Presidente ucraniano manifestou igualmente a disponibilidade em reforçar a cooperação bilateral com Cabo Verde, nomeadamente no âmbito da iniciativa Grão da Ucrânia, um programa humanitário a nível da exportação de cereais, que pretende beneficiar, sobretudo, os países africanos.

PUB

PUB

PUB

To Top