PUB

Política

São Vicente: Novo Conselho de Administração do Hospital Baptista de Sousa empossado hoje 

O novo Conselho de Administração do Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, toma posse hoje, depois da polémica sobre a morte de sete recém-nascidos nesta unidade hospitalar. O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva e a ministra da saúde, Filomena Gonçalves, presidem a cerimónia. 

O novo Conselho de Administração será presidido por Helena Rebelo Rodrigues. Nair Chantre Lucas, primeira vogal, assumirá o cargo de directora clínica, Vera Lúcia Monteiro, segundo vogal e enfermeira superintendente; Aristides Ramos, terceiro vogal e administrador; e Paulo Freire, quarto vogal não administrativo.

De acordo com o despacho, emitido pelo gabinete do primeiro-ministro e publicado no Boletim Oficial, a nomeação do novo Conselho de Administração visa imprimir condições para o bom funcionamento daquele estabelecimento de saúde.

Morte de sete recém-nascidos

A nomeação do novo Conselho da Administração acontece depois das denúncias ligadas à morte de sete bebés no serviço de Neonatologia do Hospital no início deste mês de Maio.

Após a denúncia, o Ministério da Saúde anunciou a nomeação de uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Agostinho Neto, da cidade da Praia, e da Direcção Nacional da Saúde para um inquérito, cujo relatório deve ser apresentado até o fim deste mês.

Em Fevereiro, a directora do Serviço de Neonatologia do HBS, Cátia Costa, confirmou também a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês de Janeiro, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.

O Presidente da República, José Maria Neves, também pediu através de uma publicação no seu facebook, uma “auditoria independente” para investigar as causas das mortes dos sete bebés no Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, para permitir a tomada das medidas cabíveis.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top