PUB

Sociedade

Morte de bebés no HBS: Relatório será conhecido segunda-feira, 5, garante primeiro-ministro 

O relatório para apurar as circunstâncias das mortes de sete recém-nascidos no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, será conhecido na próxima Segunda-feira, 05, garante o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva durante a posse do novo Conselho de Administração dessa instituição hospitalar.

“O relatório será apresentado publicamente na Segunda-feira pela equipa que fez o inquérito e o processo de responsabilização será despoletado após a apresentação do relatório”, afiançou o chefe do Governo, adiantando que responsabilização “não significa necessariamente culpabilização”.

Entretanto, defendeu, “o sistema cresce e melhora quando as responsabilidades são assacadas” e o próprio HBS “tem de ser e parecer uma instituição de confiança para as pessoas”.

Mais humanização no atendimento e na assistência aos pacientes

Direccionando as suas palavras ao novo Conselho de Administração, ora empossado e comandado por Helena Rodrigues, Ulisses Correia e Silva disse esperar do mesmo um “elevado nível profissional e de serviço público, exigência da qualidade na prestação de serviço, excelência na gestão dos recursos humanos, organizacionais, tecnológicos e financeiros e espírito de equipa”.

“Meios são importantes, mas devemos colocar cada vez mais foco na melhoria da atenção hospitalar, humanização no atendimento e na assistência a pacientes”, sublinhou o primeiro-ministro, para quem é preciso “fazer mais e melhor” e também assegurar permanentemente a confiança nas relações com os utentes e na atenção hospitalar.

A presidente do Conselho de Administração, Helena Rodrigues, que já ocupou antes o cargo de administradora do HBS, assegurou que a nova equipa vai empenhar-se na procura de explicação dos óbitos dos bebés, assim como nas respostas que se impõem perante esta “provação” recente da estrutura hospitalar.

“Continuaremos a aperfeiçoar o processo de assistência dispensada à mulher na gestação, no parto e no puerpério, zelando para proporcionar à mulher uma experiência exitosa e principalmente humanizada”, afiançou.

Morte de sete recém-nascidos

A nomeação do novo Conselho da Administração acontece depois das denúncias ligadas à morte de sete bebés no serviço de Neonatologia do Hospital no início deste mês de Maio. Na sequência o Ministério da Saúde anunciou a nomeação de uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Agostinho Neto, da cidade da Praia, e da Direcção Nacional da Saúde para um inquérito, cujo relatório, segundo o  primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva vai ser apresentado na próxima Segunda-feira, 05.

Refira-se ainda que em Fevereiro último, a directora do Serviço de Neonatologia do HBS, Cátia Costa, também confirmou a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês de Janeiro, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.

O novo Conselho de Administração do HBS

O novo Conselho de Administração do Hospital Baptista de Sousa é presidido por Helena Rebelo Rodrigues. Nair Chantre Lucas, primeira vogal, assumirá o cargo de directora clínica, Vera Lúcia Monteiro, segundo vogal e enfermeira superintendente; Aristides Ramos, terceiro vogal e administrador; e Paulo Freire, quarto vogal não administrativo.

Helena Rebelo Rodrigues

De acordo com o despacho, emitido pelo gabinete do primeiro-ministro e publicado no Boletim Oficial, a nomeação do novo Conselho de Administração visa imprimir condições para o bom funcionamento daquele estabelecimento de saúde.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top