PUB

Sociedade

Vítimas de Violência Baseada no Género passam a ter assistência gratuita no Centro de Apoio Psicológico

As vítimas de Violência Baseada no Género (VBG) passam a beneficiar de assistência gratuita do Centro de Apoio Psicológico (CAP).  A iniciativa surge de um protocolo assinado esta Sexta-feira, 2, entre o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade do Género (ICIEG) e o referido centro que garante estar capacitado para dar respostas a nível nacional. 

O acordo visa, segundo ICIEG, fortalecer os laços de colaboração com o CAP, através da prestação de apoio às Vítimas de Violência Baseada no Género.

Sendo assim, estas passarão a ter assistência gratuita em todas as áreas da especialidade do Centro de Apoio Psicológico, incluindo o atendimento psicológico, afirmou a presidente do ICIEG, Marisa Carvalho.

Acompanhamento dos próprios técnicos do ICIEG

A referida parceria contempla ainda “uma vertente de acompanhamento dos próprios técnicos que trabalham no ICIEG, principalmente aqueles que estão na linha da frente a fazer o atendimento às vítimas de VBG, para que estejam constantemente actualizados e possam prestar o melhor atendimento possível”.

“Nós sabemos que este é um assunto que merece atenção, mas também carece de algum acompanhamento dos próprios técnicos que fazem este seguimento. Portanto esta é uma área que também necessita de capacitação constante naquilo que for da competência do centro”, salientou Marisa Carvalho.

CAP capacitado para dar respostas

Por sua vez, o presidente do Conselho Administrativo do CAP, Jacob Vicente, realçou a importância desta iniciativa do ICIEG, assegurando que o centro está completamente capacitado com um conjunto de técnicos especializados para garantir, de facto, um bom atendimento às vítimas e aos técnicos do ICIEG.

“São por demais conhecidas as demandas que temos no país, infelizmente, neste campo e a VBG tem várias componentes que não são somente físicas, então a dimensão psico-emocional é fundamental”, reforçou.

Jacob Vicente afirmou igualmente que o centro está completamente disponível para seguir e cumprir este protocolo tendo assegurado que tem capacidade para dar resposta a nível nacional, com assistência também online para outras ilhas, ou ainda deslocações de técnicos quando necessário.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top