PUB

Santo Antão

Porto Novo: Moradores de Monte Trigo com problemas de energia elétrica 

Os moradores da aldeia piscatória de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, têm enfrentado problemas com a energia elétrica. A central elétrica tem funcionado apenas por algumas horas por dia. 

Augusto Miranda, porta-voz da população, disse à Inforpress que a central eléctrica local, que foi dimensionada para abastecer Monte Trigo, durante 24 horas, por dia, está a funcionar “cada vez mais com dificuldades”, adiantando que “já são poucas as horas” em que a unidade consegue disponibilizar luz eléctrica à comunidade.

“Às vezes conseguimos ter duas, três ou quatro horas por dia. Não passa disso. A central eléctrica tem funcionado, cada vez mais, com dificuldades. Pedimos, mais uma vez, os investimentos prometidos pelo Governo na central”, sublinhou este morador.

Central fotovoltaica

Monte Trigo dispõe, desde 2012, de uma central fotovoltaica, cuja potência instalada, à volta de 40 kWp, tem estado aquém das necessidades dos quase 400 habitantes.

A população de Monte Trigo queixa-se, insistentemente, dos problemas de luz eléctrica, tendo o Governo anunciado, em 2021, um projecto integrado para esta aldeia, que abrange os sectores de energia eléctrica, o abastecimento de água e o saneamento básico.

Projeto prevê reforçar central

No domínio da luz eléctrica, o projecto prevê o reforço da potência instalada da central eléctrica para 100 kWp, com vista a repor o fornecimento da energia durante 24 horas por dia, enquanto para o abastecimento de água a aposta será na dessalinização de água do mar.

O projecto prevê ainda a instalação em Monte Trigo de uma rede de saneamento e uma estação de tratamento de águas residuais.

PUB

1 Comentário

1 Comentário

  1. Dirceu flor

    10 de Julho, 2023 at 12:01

    A situação da nossa comunidade piora dia pós dia… A central eletrica que antes funcionava bem, agora já não consegue responder a demanda no que se refere ao consumo de energia na comunidade. Também nossa comunidade carece de mais investimentos, por exemplo mais ajuda para os nossos pescadores, falta de espaços de lazer para crianças e jovens, muro de proteção das casas em situação de cheias, e construção da estrada para ligação com Tarrafal, desencravando a comunidade de Monte Trigo.

Você precisa estar logado para escrever um comentário Login

Faça o seu comentário

PUB

PUB

To Top