PUB

Destaques

Destaques da edição 833 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Condenado por VBG
PCA do Hospital Agostinho Neto não se demite do cargo
Condenado por um crime de VBG, Imadoeno Cabral continua, de pedra e cal, à frente do Hospital Agostinho Neto. O visado confirma a condenação e diz que não recorreu da sentença para evitar mais uma exposição pública com outro julgamento. Contudo, com este caso, está-se perante uma situação de dois pesos e duas medidas, se for levado em conta a forma como Policarpo de Carvalho foi pressionado a se demitir da presidência da RTC, por alegada prática do mesmo tipo de crime.

Taxa da pobreza levanta dúvidas
Independência do INE posta em causa
Os dados mais recentes sobre a pobreza divulgados pelo INE suscitam dúvidas a vários agentes, especialmente, partidos e analistas. O INE não actualizou o valor do limiar da pobreza de 2015, o que, no dizer de um especialista, pode dar azo a uma redução “fictícia” desse mal sociedade. O ministro Elísio Freire congratula-se, obviamente, com os números anunciados, que contrariam a percepção geral de que o número de pobres aumentou. 

Anjos no Coração lança “Djudam ba skola” para 100 crianças
Vivendo na Itália há 53 anos, Deolinda Tavares tem-se dedicado, nos últimos 15 anos, à sua terra natal, Cabo Verde, através da associação “Anjos no Coração”, ajudando desde instituições a particulares. Neste momento dedica-se ao “Djudam ba skola”, um projecto que conta apoiar, no próximo ano lectivo, uma centena de crianças na Praia.

Opinião – João Serra 
Cabo Verde perante o drama de destruição líquida de emprego e de nível preocupante do desemprego e inatividade entre os jovens

Opinião – João Santos
Coisas de um país guiado por políticas públicas, muitas vezes adquiridas em segunda mão

Humbertona – 1940-2023
Humbertona é a referência máxima do violão cabo-verdiano, ao lado de Luís Rendall, Tazinho e Taninho, num estilo que definiu em vários discos, mas sobretudo no Sodade, gravado no final dos anos 1960, na Holanda, com Toi de Bibia. Humberto Bettencourt Santos teve ainda uma carreira como gestor, político e diplomata, mas é como figura incontornável da música tradicional que ficará na história de Cabo Verde. Pelo legado que deixa na interpretação de mornas e coladeiras e na forma como captou e meteu a alma do povo das ilhas num solo de violão.

 Esta Edição nº.  833, do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de Carlos Carvalho, Francisco Fragoso, João Santos, João Serra, Seidy de Pina e Luís Kandjimbo

PUB

PUB

PUB

To Top