PUB

Política

Dia do Município do Sal: PR destaca “esforços” de progresso mas chama atenção para a extrema pobreza e déficit habitacional 

O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou hoje a população da ilha do Sal pela celebração de mais um dia do Município e da sua Santa Padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Em carta endereçada ao edil Júlio Lopes, o Chefe de Estado aproveita o ensejo para encorajar a autarquia salense a dar continuidade aos “esforços para proporcionar mais progresso e condições de dignidade a todos os munícipes”, destacando, contudo, “os esforços que vêm sendo empreendidos, como a execução de arruamentos, reabilitação urbana e algumas obras que vão beneficiar a população das localidades onde foram construídas, como o Posto Sanitário de Pedra de Lume e a Casa dos Pescadores, em Santa Maria”.

Ciente das “imensas potencialidades” que a ilha dispõe, nomeadamente, como enumera, ligadas às infra-estruturas aeroportuárias e turísticas, ao ambiente de negócios “favorável”, sem contar as paisagens e praias paradisíacas, salinas e dunas, “com potencial ainda não explorado na sua plenitude”, José Maria Neves chama atenção para os desafios que persistem na ilha.

Desafios que persistem 

Como elenca, desafios que passam, por exemplo, pelo facto de mais de 13% da população viver ainda na extrema pobreza.

Isso traduz-se ainda num grande déficit habitacional e de equipamentos sociais voltados para a infância, e uma taxa de desemprego que ronda os 20%, segundo dados do INE.

“Um dos desafios que ainda persiste é a montagem de uma estratégia visando a eliminação das construções que não oferecem as mínimas condições de dignidade para os seus habitantes. Igualmente, sendo o Sal um destino turístico de excelência, porém, com sazonalidade, urge a diversificação de ofertas como forma de contrariar essa sazonalidade, garantindo o fluxo turístico durante todo o ano, pela diversificação, qualificação do destino e realização de conferências internacionais. É consensual que um turismo de qualidade requer um destino de qualidade”, escreveu na carta endereçada ao Presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes.

Problema dos transportes e ligações inter-ilhasJosé Maria Neves destaca, ainda, neste contexto, o facto de o Sal também sofrer os efeitos da deficiência de transportes internos, aéreos e marítimos, dificultando a distribuição de tráfego aéreo doméstico e internacional.

“A frequência e as conexões têm-se revelado insuficientes. Também, a rede viária requer, para segurança e conforto de turistas e demais utentes, que a sua manutenção e reabilitação sejam efetuadas com regularidade”, defendeu.

Festival da Praia de Santa Maria arranca hoje à noite

Recorde-se que a ilha do Sal está em festa com várias actividades culturais e desportivas, a decorrerem no quadro do Dia do Município, incluindo o Festival Internacional de Música da Praia de Santa Maria, que arranca esta sexta-feira,15, à noite. Anthony B, Neyna, Bulimundo, Bugin Martisn, Garry, Supa Squad e Deejay Télio, são alguns dos novos que vão passar pelo palco. 

PUB

PUB

PUB

To Top