PUB

Diáspora

Faleceu o Padre Francisco Sanches Cardoso, antigo pároco da paróquia de São Salvador do Mundo nos Picos

Faleceu, em Portugal, o Padre Francisco Cardoso Sanches, natural de Cabo Verde e membro da Congregação do Espírito Santo. Faleceu aos 80 anos de idade, vítima de doença oncológica. O funeral está marcado para esta quarta-feira, 27 de setembro, às 10h, na Capela do Seminário da Torre da Aguilha em São Domingos de Rana, em Cascais. O Padre Francisco Sanches Cardoso era uma figura querida na paróquia de São Salvador do mundo e uma figura importante na história da igreja em Cabo Verde.

Francisco Cardoso Sanches, nasceu a 7 de janeiro de 1943, na localidade de Pilão Cão, Paróquia de São Miguel Arcanjo, ilha de Santiago. Foi uma figura emblemática da Igreja em Cabo Verde e, após sua ordenação sacerdotal a 8 de agosto de 1976, dedicou-se ao serviço religioso e pastoral.

Foi um dos primeiros espiritanos nativos de Cabo Verde, continuando a tradição de sua família, profundamente enraizada na fé cristã, que incluiu seu pai e irmãos que também se dedicaram ao sacerdócio.

Na Paróquia de São Miguel Arcanjo, onde ele próprio trabalhou durante 14 anos como missionário, Francisco Cardoso Sanches não apenas pregava a Palavra de Deus com convicção, mas também se destacou como um talentoso músico e líder de coral, garantindo que a Liturgia fosse sempre celebrada com a máxima dignidade.

Francisco Cardoso Sanches também desempenhou um papel crucial na renovação da residência paroquial e da igreja, garantindo que esses espaços fossem equipados e acolhedores.

Figura de destaque 

No seio da Congregação do Espírito Santo em Cabo Verde, ele era uma figura de destaque, participando ativamente das reuniões e sendo conselheiro do Superior do grupo por muitos anos.

Após seu serviço na Paróquia de São Salvador do Mundo nos Picos, Francisco Cardoso Sanches retornou a Portugal, onde continuou a servir em várias comunidades e desempenhou um papel importante na organização da Biblioteca Provincial.

“Recentemente, enfrentou uma batalha contra uma doença oncológica que o levou embora, mas sua memória e legado perdurarão”, escreveu a Diocese de Santiago.

“Que sua alma descanse em paz e que Deus o receba em Seu Reino Eterno. Rezamos para que a luz de Deus o acompanhe nesta jornada para a eternidade e que seu exemplo continue a inspirar e guiar as gerações futuras de fiéis em Cabo Verde”, sublinhou a mesma fonte.

Vários amigos e fiéis lamentam a morte do Padre Francisco

“Tive a sorte de vê-lo durante a Jornada Mundial da Juventude. Apesar de pouco tempo, foi um reencontro muito bom. Tivemos uma conversa fraterna. Descanse em Paz, Reverendo Padre Cardoso. Meus sentimentos aos familiares e amigos” escreveu nas redes sociais a jornalista Aidê Carvalho.

Já Nuno Rodrigues, também sacerdote, lembra do Padre Cardoso como um dos primeiros Padres a acolher-lhe quando chegou a Cabo Verde.

“Que sejas bem-vindo a Cabo Verde. Não te espera tarefa fácil, mas coragem pois tu vais conseguir”. Logo senti que era um homem realista e sem papas na língua. E rapidamente acrescentou: eu estou na paróquia dos Picos e de São Lourenço dos Órgãos. Quando quiseres aparece. Um homem acolhedor”, sublinhou.

O fúneral está marcado para esta quarta-feira, 27 de setembro, às 10h, na Capela do Seminário da Torre da Aguilha em São Domingos de Rana, em Cascais. A partir da tarde de hoje, o corpo estará em cãmara ardente no mesmo lugar.

C/ TN e Diocese de Santiago

PUB

PUB

PUB

To Top