PUB

Destaques

Destaques da edição 839 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Salários e outras reivindicações
Médicos ameaçam com greve

  • Ministério da Saúde contrapõe com “investimento significativo” no sector
  • Médicos sem INPS: Ministério alega que só falta resolver situação dos profissionais da Brava

Os profissionais de saúde e os seus sindicatos aguardam do Governo a resposta para um conjunto de reivindicações entregue, esta segunda-feira, 25. Aumento do salário base da carreira médica e de enfermagem, contratação de mais quadros e, entre outras, a regularização de todas as prestações devidas ao INPS, são algumas das exigências. Se não forem cumpridas até o dia 25 de Outubro, estão prontos para a greve. O Ministério da Saúde, por sua vez, contrapõe com os investimentos feitos ao longo dos anos.

Salários no BCV
Óscar Santos não ganhava menos que nenhum gestor
A indexação dos salários do Governador e administradores do BCV a um vencimento que é definido pelo próprio Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde, é questionável e, de certa forma, intransparente. Além disso, não corresponde à verdade que o Governador Óscar Santos auferia menos que qualquer subordinado seu, director, assessor ou consultor. 

Receitas dos Estado
Fim de “profunda diferença” salarial entre Alfândegas e DGCI
O Governo reconhece que haverá melhoria nos rendimentos dos funcionários das receitas do Estado, pondo fim a uma “profunda diferença” nos montantes pagos ao pessoal da DGA, em comparação com o da DGCI, isto em relação aos suplementos remuneratórios que incluem custas, emolumentos, taxas, coimas e multas. Mas o Ministério das Finanças recusa que se esteja diante de um aumento salarial

 Salah Matteos, ex-guarda-costas de Malcolm X
A vida pacata de um revolucionário
Foi amigo e companheiro de Malcolm X e militante da Nação do Islão, até descobrir na figura de Amílcar Cabral o herói que lhe faltava.  O revolucionário Salah Matteos, abandonou a América e o combate pelos direitos civis para se embrenhar nas matas da Guiné, em busca do líder do PAIGC. Neto de cabo-verdianos do Fogo e da Brava, Salah testemunhou de perto os acontecimentos mais conturbados dos últimos 70 anos. O reconhecimento oficial chegou em 2005, com a atribuição da Medalha de Amílcar Cabral, pelos serviços prestados a Cabo Verde.

Opinião – António Pedro da Costa Delgado
HBS: Onde estão os resultados das investigações?

Esta Edição nº.  839, do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de António Pedro Delgado, Germano Almeida, e Luís Kandjimbo

PUB

PUB

PUB

To Top