PUB

Política

MpD garante que Santo Antão está no centro das medidas políticas do governo 

Em resposta às declarações do PAICV, o MpD em Santo Antão sustentou que a ilha está no centro das medidas políticas do governo. Segundo o partido, “nenhum governo investiu tanto na ilha” como o atual. As críticas do PAICV à presença do primeiro-ministro na ilha foram tidas pelo MpD como uma “tentativa de distrair a opinião pública”. 

Em conferência de imprensa, o MpD considerou o posicionamento do PAICV em Santo Antão como uma tentativa de “ofuscar o brilho e o sucesso” da 1ª conferência internacional de turismo de natureza, realizada em Santo Antão.

Para o porta-voz do MpD em Santo Antão, Adilson Fernandes,  o PAICV optou por não participar do evento, preferindo a “via mais fácil” e “distrair a opinião público” com fait-divers. 

Santo Antão no centro das políticas 

Os representantes do MpD em Santo Antão apontam que a realização da conferência internacional na ilha mostra a “importância e centralidade” que o governo tem atribuído a Santo Antão. Isto porque, segundo apontam, o MpD e o Governo têm colocado Santo Antão no centro das suas medidas políticas.

“É facto assente, e temos afirmado com provas, que nunca, nenhum governo investiu tanto na ilha de Santo Antão como este governo liderado pelo Dr. UCS”, aponta Adilson Fernandes, em representação do MpD Santo Antão.

Investimentos 

O partido cita investimentos na agricultura, no desencravamento de comunidades, na requalificação urbana na água e no saneamento, formação profissional, ensino superior e inclusão como provas da centralidade que o atual governo tem dado a Santo Antão.

Ainda, segundo a mesma fonte, estão previstos investimentos na construção de infraestruturas desportivas, construção de estradas, nomeadamente de Caibros, Ribeiras Fria/Ribeira dos Bodes e asfaltagem  da estrada Paul/Ponta do Sol. 

No turismo, destacam, para o período 2022/26, através do Programa Operacional do Turismo, o investimento de 700 mil contos nos três concelhos de Santo Antão, no sentido de melhorar a requalificação urbana, orlas marítimas, etc. 

Apresentação Plano Diretor Aeroporto Santo Antão “para breve”

No que diz respeito à construção do aeroporto de Santo Antão, segundo o MpD- Santo Antão, o governo reitera o seu “firme compromisso” em dotar a ilha do seu aeroporto internacional, já que o respetivo Plano Diretor já foi concebido. 

Segundo os mesmos, a sua apresentação está para breve, ao mesmo tempo que se está a trabalhar na montagem da engenharia financeira que irá culminar na mobilização dos recursos financeiros junto dos parceiros de desenvolvimento, visando a sua construção.

“O que para o PAICV e os seus sucessivos governos era uma mera declaração de intenções e que não constitui uma prioridade para a ilha durante a sua governação, será uma realidade com o MpD”, afirmam. 

Miopia política 

Quanto ao Porto do Porto Novo, o MpD  diz que o maior partido da oposição deveria abster-se de comentar por se tratar de um “erro estratégico dos governos suportados pelo PAICV” e que resultou em “claro prejuízo” para a economia da ilha.

Ao afirmar que a visita do primeiro-ministro a Santo Antão foi uma receptação, segundo o MpD, mostra “imaturidade e irresponsabilidade política gritante” da presidente da CPR do PAICV em Santo Antão, além de, com o dizem, “prestar um mau serviço ao partido e a ilha”.

Para o MpD, só não reconhece o progresso e desenvolvimento de Santo Antão quem sofre de miopia política. 

PUB

PUB

PUB

To Top