PUB

Mundo

Etiópia: Adis Abeba acolhe a Conferência Económica Africana de 2023

A Conferência Económica Africana de 2023 será realizada de 16 a 18 de novembro em Adis Abeba, Etiópia, sob o mote “Imperativos para o desenvolvimento industrial sustentável em África”. Participarão na conferência os ministros africanos, os parceiros das Nações Unidas e os principais representantes do desenvolvimento e do setor privado com intuito de discutir o futuro da industrialização no continente.

O evento será realizado em formato híbrido, tendo como lugar físico o Centro de Conferências da ONU em Adis Abeba.

A Conferência tem como objectivo debater alguns dos desafios e oportunidades que se colocam a África para impulsionar uma industrialização verde e sustentável.

De acordo com organização o evento será, igualmente, uma plataforma para que “académicos consagrados e jovens investigadores apresentem aos decisores a sua investigação orientada para soluções”.

Investimento maciço em infraestruturas e energias alternativas

“Um investimento maciço em infraestruturas, incluindo a energia, criará um ambiente propício à industrialização no continente. É necessário criar uma resposta dinâmica às infraestruturas e às energias alternativas, bem como garantir a sua gestão e manutenção eficientes “, salienta a organização.

A Conferência Económica Africana de 2023 está centrada nos esforços para aumentar a industrialização sustentável em África e cumprir as aspirações da Agenda 2063.

De acordo com uma nota de imprensa, algumas dos esforços que constam da Agenda 2063 incluem uma melhor integração nas cadeias de valor globais para impulsionar o crescimento inclusivo; empresas ecológicas para um rápido desenvolvimento social; explorar o setor privado e as opções público-privadas para financiar a industrialização sustentável; impulsionar os mercados internos africanos e a capacidade produtiva para aumentar a autossuficiência e garantir a independência em muitos bens e serviços básicos.

A edição de 2023 da Conferência Económica Africana é organizada conjuntamente pelo Banco Africano de Desenvolvimento, a Comissão Económica para África (CEA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

C/ African Development Bank Group (AfDB)

PUB

PUB

PUB

To Top