PUB

Boa Vista

Boa Vista: Adesão satisfatória de homens à consulta gratuita de urologia é sinal de libertação de tabus

A presidente do núcleo da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), na Boa Vista, Raquel Lima, destacou a adesão de homens às consultas gratuitas de urologia, o que vê como sinal de libertação de tabus.

A actividade enquadra-se no programa Novembro Azul, o mês internacional do cancro da próstata, desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista e em conjunto com a Delegacia de Saúde, será concluída este sábado, 11, em todos os povoados.

Raquel Lima disse que nos dois primeiros dias de consultas foram feitos mais de 100 rastreios de cancro da próstata.

“Estamos contentes com a moldura humana, imagem do ano passado que está a repetir-se este ano, o que é sinal de que os homens estão a libertar-se dos tabus tendo em conta que se negam, normalmente, a dirigir-se aos estabelecimentos de saúde para efectuar o exame de diagnóstico de cancro de próstata”, afirmou.

Conversa aberta no Centro de Arte e Cultura (CAC) sobre a prevenção contra o cancro

Com os números dos dois primeiros dias, Raquel Lima perspectiva “maior adesão do que do ano passado, para ultrapassar a cifra de 350 homens que realizaram o exame”, facto que destacou como “positivo”, e garantiu ainda que, “a equipa se encontra no terreno para informar, sensibilizar e demonstrar a importância deste exame de diagnóstico todos os anos”.

“Peço às pessoas que percam uma hora para fazerem o diagnóstico e joguemos na prevenção que é a palavra-chave da nossa campanha”, apelou Raquel Lima.

Para esta semana, Raquel Lima indicou que haverá o reforço da mensagem de prevenção contra os cancros de próstata, útero e mama, com uma conversa aberta na sexta-feira, 10, no Centro de Arte e Cultura (CAC) subordinado ao tema “A importância do apoio psicológico na luta contra o cancro”.

A agenda “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” termina na sexta-feira, 18, com uma marcha pela cidade de Sal Rei, agregando a causa destas lutas.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top