PUB

Destaques

Destaques da edição 847 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Grupo Parlamentar

Luís Pires “divide” PAICV

A Comissão Política do PAICV reúne-se esta quinta-feira para tentar resolver o problema da escolha do novo líder parlamentar, depois do chumbo do nome de Démis Almeida, que não reuniu o número de votos suficientes entre os seus colegas deputados. Luís Pires, candidato apoiado por Janira Hopffer Almada, ao que A NAÇÃO conseguiu apurar, continua longe de merecer o aval da cúpula chefiada por Rui Semedo.

 

Combinação explosiva

Membros do PCC do Brasil, das máfias sérvia e russa presos em São Martinho

Os traficantes detidos no âmbito a operação Alcatraz I pertencem a duas das organizações criminosas mais temidas do mundo: PCC (Brasil) e a máfia sérvia. O facto de estarem todos a cumprir pena na Cadeia de São Martinho, na cidade da Praia, juntamente com reclusos ligados à mafia russa e com organizações criminosas da Holanda, é motivo de grande preocupação.

 

Escolas sem equipamentos informáticos suficientes

Equipamentos de Web Lab fechados a sete chaves

As escolas do país, nomeadamente as secundárias, têm enfrentado dificuldades de equipamentos informáticos para o ensino de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). Em contramão, vários equipamentos como computadores estão fechados nas Web Labs, sem uso, há cerca de um ano.

 

Sohail Sultan, Chairman iibGroup

“Aquisição do BCA dar-nos-á oportunidade de continuar o valioso trabalho em Cabo Verde”

O iibGroup está confiante nas vantagens competitivas, em relação aos demais concorrentes, na corrida à aquisição da participação do Grupor Caixa Geral de Depósitos (CGD), no BCA, em Cabo Verde. Em entrevista ao A NAÇÃO, Sohail Sultan, Chairman do iibGroup acredita que a CGD está a fazer todas as diligências para tomar a “melhor decisão” e perspectiva que o grupo que gere está bem posicionado. O conhecimento “profundo” do mercado, devido ao facto de serem os únicos candidatos com presença em Cabo Verde, pode fazer a diferença, numa gestão mais eficiente e sustentável. Se a aquisição se concretizar, Sultan garante que a principal preocupação será a aposta numa transição “suave” para todos os intervenientes. Com a aquisição pretendem construir uma instituição bancária regional de “primeira linha” com sede em Cabo Verde, mas conectada com a Europa e África.

 

Obituário

A Viagem de Sara

Aos 15 anos, a sua voz conquistou Portugal e revelou a Cabo Verde e ao mundo a nova estrela da música que iria chegar. Navegou por diversas sonoridades, até desaguar na raiz da sua origem crioula. E as cores da música de Sara Tavares mudaram para sempre, para se tornar numa das maiores referências da música lusófona e cabo-verdiana. A síntese que faltava e que abriu as portas para outros jovens artistas afro-descendentes, em Portugal.

 

João Lopes Filho, 80 anos

Vida e obra do professor Lopes Filho

Do pai, o ensaísta João Lopes, claridoso da primeira vaga, recebeu o amor pelos livros e a curiosidade pelas coisas da cultura. O cheiro do campo da Fajã, na ilha de São Nicolau, onde cresceu, deu-lhe a paixão pela terra e pela agricultura. As duas coisas levaram-no a descobrir a magia da investigação e do ensino, ainda bem cedo. Num percurso que o levou de jovem professor de posto a catedrático reconhecido. Foi esta semana condecorado pelo governo de Cabo Verde e tem biografia já pronta a sair.

PUB

PUB

PUB

To Top