PUB

Economia

Elvis Marques Primeiro cabo-verdiano a assumir o cargo de sub-director nos hotéis RIU em Cabo Verde

Elvis Marques, 43 anos, natural de São Nicolau, a residir há mais de duas décadas na ilha do Sal, é o primeiro cabo-verdiano a assumir o cargo de sub-director num dos hotéis RIU em Cabo Verde, o RIU Palace Santa Maria. Um cargo que lhe enche de “orgulho” e que reflete, por um lado, o trabalho e dedicação que vem investindo na empresa e, por outro, a aposta contínua do Grupo RIU nos recursos humanos locais para os cargos de chefia. Neste Grupo, o céu é o limite para quem tem humildade para aprender e vontade de crescer.

Nasceu na ilha de São Nicolau, a sua “Ilha do “coração”, mas construiu toda uma vida e carreira na ilha do Sal para onde se mudou ainda pequeno com os pais à procura de uma vida melhor.

Foi assim na ilha mais turística do país, a “Ilha das oportunidades”, que foi ganhando o gosto pelo sector do turismo, que como faz questão de recordar, era, há́ alguns anos, a “única opção” para os jovens no Sal.

“O turismo é uma área que abre horizontes para qualquer pessoa que queira enveredar por esse caminho. Permite conhecer pessoas de outras culturas, partilhar e receber conhecimentos e, isso, tem um lado muito positivo”, enaltece.

Não se arrepende da sua opção pelo turismo, sector onde foi-se realizando como pessoa e como profissional competente que é hoje. “Comecei como recepcionista, aos 19 anos de idade, na Pensão Central de Espargos e, depois, trabalhei cinco anos no Hotel Atlântico, exercendo a mesma função”, recorda Elvis Marques.

Orgulho de fazer parte da família RIU

Foi em Outubro de 2005, com a chegada do primeiro Hotel RIU a Cabo Verde, que Elvis Marques se arriscou tentar a sorte numa grande cadeia hoteleira, ciente de que tinha que vencer muitos desafios como os que foram ultrapassados durante mais de 15 anos, tempo da carreira que construiu dentro da “família RIU”, como gosta de realçar.

“Em Outubro de 2005, entrei para o RIU Funaná, quando o hotel começou a receber os seus primeiros hóspedes. Entrei como ajudante de recepção e fui crescendo dentro do Grupo graças a muito trabalho, mas, acima de tudo, muita humildade”.

Do RIU Funaná, também passou para o RIU Garoupa e trabalhou em simultâneo nas duas unidades, enquanto responsável da recepção.

Primeiro cabo-verdiano numa função de topo de um hotel RIU

Mais recentemente, com a renovação dos hotéis do Grupo no Sal, desempenhou igualmente o mesmo cargo de responsável da recepção no RIU Palace Cabo Verde e no RIU Palace Santa Maria, até que foi surpreendido com a nomeação para o cargo de sub-director do Palace Santa Maria no passado dia 1 de Junho.

É a primeira vez que o Grupo RIU nomeia um cabo-verdiano para assumir uma função de topo na direcção dos hotéis, motivo que lhe deixa ainda mais orgulhoso, mas que também faz aumentar a fasquia da responsabilidade exigida.

“O cargo de sub-director, que me foi confiado, está a ser uma experiência muito boa, mas também é uma grande responsabilidade, uma vez que fui o primeiro cabo-verdiano a quem a empresa confiou um posto desta responsabilidade. O facto de o RIU ter apostado em mim é um voto de confiança e estou feliz por isso. Acredito que os outros colegas também estão contentes ao verem um cabo-verdiano ascender a este cargo, pela primeira vez”.

“O RIU vem apostando nos cabo-verdianos para postos de chefias, nomeadamente chefes de restaurantes e bares, entre outros cargos, facto que demonstra a confiança que essa empresa tem depositado e continuar a depositar nos cidadãos do país”.

Novos horizontes

Olhando para trás, e sem desmerecer a experiência dos outros sítios por onde passou, Elvis Marques não tem dúvidas da importância que estes mais de 15 anos ao serviço no Grupo RIU representam não só para a sua vida como também para a de todos os trabalhadores que entram na empresa.

“O RIU abre-nos as portas e horizontes. Aqui dentro podemos fazer carreira e é isso que a empresa quer para os locais. Esta foi sempre, desde o primeiro hotel, a filosofia do GRUPO e do Don Luís Riu e permanece até hoje. É o que também ensinamos aos que estão a começar, ou seja, mais do que uma empresa onde trabalhamos, o RIU é como se fosse uma família”.

Comprometimento com a formação

Elvis Marques enaltece o facto do Grupo RIU demonstrar comprometimento na formação dos trabalhadores e permitir que cresçam dentro da empresa e progridam na carreira. Para isso, garante que também é preciso ambição, dedicação e força de vontade.

Nesse sentido, conforme recorda Elvis Marques, desde o início da sua presença no país, o RIU vem apostando nos cabo-verdianos para postos de chefias, nomeadamente chefes de restaurantes e bares, entre outros cargos, facto que demonstra a confiança que essa empresa tem depositado e continuar a depositar nos cidadãos do país.

“Eles investem fortemente nos programas de formação e capacitação para que os funcionários possam ter sucesso dentro da empresa. Creio que qualquer um que esteja aberto a receber esses `inputs ́ e aplicar essa filosofia desde o início, tem um caminho bem grande para progredir”.

Com os pés bem assentes na terra e vários sonhos por realizar, Elvis Marques não esconde que o céu é o limite e almeja chegar um dia ao cargo de Director. Até porque todos os dias há́ alguém especial dentro da empresa que o inspira e que sempre lhe mostrou que é possível.

“Há́ um senhor que admiro muito, que é o senhor Félix Casado que, se não me falha a memória, teria começado como bagageiro e, hoje, é dirigente conselheiro do senhor Luís Riu. Então, porque não pensar alto, com os pés assentes no chão?”.

Nome?

Elvis dos Santos Oliveira Marques

Idade?

43 anos.

Onde nasceu?

Na ilha de São Nicolau.

Formação academia?

Estudante do segundo ano do curso de Hotelaria e Turismo.

Hobbies?

Violão, jogar à bola e cozinhar.

Um livro?

A Bíblia.

Uma música?

Sina d´um criol.

Uma ilha de Cabo Verde?

São Nicolau.

O que mais valoriza na vida?

A família, nós temos de valorizar muito a família.

Um sonho realizado?

Conheci o meu pai verdadeiro, que vive nos Estados Unidos, 37 anos depois de nascer, tive que viajar até lá para o conhecer, então é um sonho realizado.

Um sonho por realizar?

Há muitos sonhos por realizar. Mas vou ficar com esse sonho de ir ao Egito.

Cabo Verde numa palavra?

Morabeza.

Grupo Rio numa palavra?

Uma família.

PUB

PUB

PUB

To Top