PUB

Política

Pedro Pires distinguido como Professor Honoris Causa pelo ISCTE em Portugal

O comandante Pedo Pires foi distinguido na sexta-feira, 15, em Portugal, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com o título de Professor Honoris Causa.

A cerimónia foi inclusive presenciada pelo Presidente da República de Cabo Verde, que se encontra de visita aquele país e pelo seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o ISCTE, Pedro Pires, ex-Primeiro-Ministro e ex-Presidente de Cabo Verde, “foi crucial na transição para o multipartidarismo, sendo uma figura proeminente na estabilidade democrática do país”.

Igualmente, realça esse instituto de ensino que Pedro Pires “destacou-se na luta pela liberdade, serviço público e contribuições para a independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau”.

Hoje, lidera o Instituto Pedro Pires para a Liderança, inspirando jovens líderes e com inúmeras iniciativas de empoderamento e liderança voltadas para o continente.

A sua trajetória é uma referência na luta pela liberdade e na promoção da democracia em África, tendo recebido o prémio Mo Ibrahim em 2011.

Na altura, Ahmed Salim, ex-secretário geral da Organização da Unidade Africana, (OUA) enfatizou que Pedro Pires “investiu na prosperidade do país e na melhoria do capital social dos seus cidadãos. Cabo Verde tem uma taxa de alfabetização acima dos 80% e uma esperança média de vida acima dos 70 anos. A pobreza e o desemprego são ainda um desafio, mas o país está bem posicionado para alcançar os Objetivos do Milénio das Nações Unidas”.

@Foto Facebook Presidente da República de Cabo Verde

PUB

PUB

PUB

To Top