PUB

Economia

Sem certificação da AAC, Bestfly aluga Embraer E190 a companhia do Burkina Faso

A Bestfly Cabo Verde vai alugar o jacto Embraer E190-E1 ao Air Burkina, do Burkina Faso. O aparelho, que chegou a Cabo Verde a 04 de Junho de 2022, não conseguiu obter a certificação para voar e permitir à empresa aumentar as ligações do país à costa ocidental africana e a Portugal conforme anunciado. Desde então tem permanecido com as rodas no chão.

Conforme o site Newsaero, este aparelho, a jacto, será alugado, por um período de três meses, em regime de wet-leasing à Air Burkina. 

Recorde-se que no final de 2022, a Bestfly havia reclamado da demora e burocracia da Agência de Aviação Civil (AAC) para certificar o Embraer E190-E1, um processo que inclusive trouxe a Cabo Verde profissionais da própria Embraer, mas sem sucesso, conforme já havia dado conta, várias vezes, o A Nação.

Esclarecimento da AAC

Na sequência das críticas da companhia à burocracia do regulador, a AAC emitiu uma nota onde esclareceu que a companhia TICV, detida pela angolana BestFly (70%), pediu em Setembro a suspensão da integração do novo Embraer 190.

Já em Junho de 2023, a aeronave de matrícula D4-BFE (msn19000102) descolou para um voo de testes após muito tempo, seguido de outras provas, mas sem jamais operar comercialmente nas rotas da Bestfly.

Agora, a Bestfly entendeu dar outro destino ao aparelho desenvolvido pela fabricante brasileira, Embraer. 

C/Newsaero

PUB

PUB

PUB

To Top