PUB

Economia

AAC diz que não existe BestFly Cabo Verde em esclarecimento à notícia sobre aeronave Embraer E190-E1

A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) disse hoje que não existe uma companhia aérea denominada “Bestfly” em Cabo Verde, numa nota de esclarecimento a notícia veiculada pelo A Nação on-line sobre a aeronave Embraer E190-E1 que foi alugado ao Air Burkina, do Burkina Faso.

Conforme a AAC, as únicas empresas autorizadas pela Agência de Aviação Civil (AAC) a operar no país e detentoras de uma Licença de Exploração Aérea e Certificado de Operador Aéreo, são a TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde e a TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde.

De-registo da Aeronave D4-BFE (Embraer E190-E1)

Segundo esta autoridade, a aeronave de matrícula D4- BFE (msn19000102) foi de-registada (remoção de uma aeronave de um registro oficial de aeronaves de um determinado país ou jurisdição) do Registo Aeronáutico Nacional de Cabo Verde, no passado mês de novembro de 2023, a pedido do Lessor, proprietário da aeronave.

“Este procedimento foi realizado em conformidade com as regulamentações vigentes e sob a supervisão da AAC, sendo que a referida aeronave se encontra neste momento registada em Aruba”, explicou.

Neste momento encontram-se, segundo a AAC, registadas no Registo Aeronáutico Nacional de Cabo Verde as seguintes aeronaves: D4-BFA  (ATR 72-600), D4-BFB (ATR 72-600) pertencentes á frota da TICV e D4-CCI (Boeing 737-700) e D4-CCJ (Boeing 737-Max8) pertencentes á frota da TACV.

Histórico

A Bestfly, dona de 70% da TICV, apresentou em Junho de 2022, no Aeroporto da Praia, Embraer-E190, afirmando que o mesmo iria permitir aumentar as ligações do país à costa ocidental africana e também Portugal.

Na sequência das críticas da companhia à burocracia do regulador, a AAC emitiu uma nota onde esclareceu que a companhia TICV pediu em Setembro a suspensão da integração do novo Embraer 190.

Já em Junho de 2023, a aeronave de matrícula D4-BFE (msn19000102) descolou para um voo de testes após muito tempo, seguido de outras provas, mas sem jamais operar comercialmente nas em Cabo Verde.

Geremias S. Furtado

PUB

PUB

PUB

To Top