PUB

Convidados

O poder da amizade: uma história pessoal

Por: Osvaldo José Silva Borges

O poder da amizade genuína é real e tangível. São essas amizades que nos apoiam nos momentos difíceis, compartilham nossas alegrias e tornam nossa jornada mais rica e significativa.

Julho e agosto de 2023 foram meses extraordinários e com experiências memoráveis, tanto a nível pessoal como profissional. Mais do que isso, foram as conexões pessoais que tive a oportunidade de vivenciar.

Foi como uma bênção que ressaltaram em mim o incrível poder de networking & da amizade.

A primeira foi a minha participação no programa YALI, em que tive a honra e o privilégio de representar Cabo Verde ao fazer parte dos 97 jovens líderes africanos oriundos de 25 países de África selecionados para o YALI Dakar 2023. Durante três semanas intensas, tive o privilégio de conviver com uma rede diversificada de jovens líderes de vários países africanos.

Muito mais do que uma experiência profissional, foi uma profunda imersão na riqueza da diversidade africana e uma oportunidade valiosa de estabelecer conexões significativas.

Estar no YALI Dakar não só permitiu-me estabelecer networking, mas também fazer amizades genuínas com pessoas de origens, culturas e perspectivas diversas, mas unidas com objetivo comum de impactar positivamente as nossas comunidades e impulsionar o desenvolvimento sustentável do nosso continente.

Por outro lado, logo após o meu regresso a Cabo Verde, o extra especial aconteceu. Recebi a visita de um querido amigo do Mali, que atualmente reside na França. Conhecemo-nos em 2010, em Marrocos, durante nossos estudos de Direito, onde partilhávamos a mesma sala de aulas. Desde então, e mesmo após o meu regresso a Cabo Verde em 2013, mantivemos nossa amizade à distância. No entanto, o que tornou essa visita tão especial foi a razão por detrás dela.

Meu amigo, Souleymane, me contou que escolheu Cabo Verde para passar suas férias por duas razões: Primeiro, ele queria explorar um país africano e conhecer suas raízes culturais em vez de destinos europeus ou de outros continentes. Em segundo lugar, e mais importante, escolheu Cabo Verde por causa da nossa amizade.

Sim, ele tinha uma razão especial para escolher Cabo Verde como destino de suas férias: nossa amizade. O fato da nossa amizade ter influenciado, ou melhor, determinado sua decisão de escolher o nosso pequeno e maravilhoso arquipélago como destino de suas férias tocou-me profundamente. Para mim, foi uma homenagem à nossa amizade de longa data e uma prova incontestável do valor que as conexões pessoais podem ter em nossas vidas.

 

Pois, a amizade é uma dádiva da vida!

Meu amigo, Souleymane, poderia ter escolhido outros destinos africanos, onde certamente tem amigos e conhecidos, mas optou por Cabo Verde. De facto, essa visita teve um sabor muito especial para mim.

 

Pois, a amizade é uma dádiva da vida!

Vocês podem questionar: porquê estou contando essa história pessoal? Qual a relevância disso, afinal?

A resposta é simples e reside na mensagem subjacente – O PODER DA AMIZADE!

Eis o porquê: Na tarde do dia 4 de setembro, meu amigo de Mali e eu, acompanhados por mais 3 amigos queridos daqui, visitámos São Domingos, especificamente Rui Vaz e Monte Tchota.

No dia seguinte, partilhei algumas fotos em meu Instagram da nossa visita. Na legenda, escrevi: “Em Rui Vaz e Monte Tchota, na melhor das companhias, com amigos queridos! Obrigado, mano @ailton_semedo1891 pela receção, visita guiada e pelo pastel de milho à moda São Domingos. That’s the power of friendship!”

Após partilhar esse momento nas redes sociais, a minha mente se prendeu na última frase do meu post no Instagram: “That’s the power of friendship”, que pode ser traduzida como “Eis o poder da amizade.” Foi um pensamento que me levou a uma reflexão profunda sobre a importância da amizade em nossas vidas. Nunca antes eu havia refletido tão profundamente sobre o tema amizade e o seu poder.

Confesso que, por um tempo, a minha fé nas amizades verdadeiras havia diminuído. Uma experiência do passado havia me ensinado que algumas relações podem não ser o que parecem.

Isto por causa de uma deceção com uma pessoa que considerava meu melhor amigo, mas que me esqueceu completamente depois de ter viajado para a Europa. Apesar de algumas tentativas frustradas da minha parte em manter o “love”, não houve resultado. O Tal “love”, em que apenas uma parte se esforça para manter a chama. Infelizmente, muitos de nós já passaram por isso e conhecem o “triste” desfecho.

 

Mas a amizade é uma dádiva da vida!

A visita do meu amigo do Mali e os momentos especiais que partilhámos reavivaram a minha crença nas amizades genuínas. De facto, elas existem, embora sejam raras. Elas são como pérolas preciosas em um mar de relações superficiais. Podem ser escassas, mas seu valor é inestimável.

Essas conexões lembram-nos da beleza da confiança, apoio e fraternidade que podem ser encontrados em relacionamentos autênticas.

As lições que aprendi nesse período foram profundas. A amizade é uma força que vai além das palavras. Ela é a base que sustenta nossos relacionamentos e nos inspira a apoiar uns aos outros. É o elo que atravessa fronteiras, culturas e o tempo.

Um testemunho de que, mesmo em tempos de incerteza e distância, em um mundo movido pelo individualismo e pela superficialidade das conexões virtuais, as relações reais e significativas ainda florescem.

É uma força que nos ajuda a superar desafios, celebrar conquistas e tornar a jornada da vida verdadeiramente especial.

Por isso meus amigos, não se esqueçam que: A AMIZADE É UMA DÁDIVA DA VIDA!

Assim, esta história pessoal não é apenas sobre as experiências que vivi, mas também sobre a redescoberta do valor das amizades genuínas.

Afinal, o poder da amizade transcende o tempo e o espaço, e é uma força que todos nós podemos abraçar e celebrar.

O poder da amizade genuína é real e tangível. São essas amizades que nos apoiam nos momentos difíceis, compartilham nossas alegrias e tornam nossa jornada mais rica e significativa.

O poder da amizade reside em sua capacidade de transcender distâncias geográficas, unir corações e enriquecer nossas vidas de maneira inigualável. É uma lição que, espero, todos possamos lembrar e valorizar em nossas próprias jornadas. Porque, no final das contas, o poder da amizade é uma força que pode iluminar nossos caminhos e aquecer nossos corações quando mais precisamos.

O propósito desta mensagem é de vos inspirar a valorizar, cultivar e celebrar amizades verdadeiras e buscar construir novas conexões significativas. Portanto, se têm uma amizade verdadeira ou se da próxima vez que vocês se depararem com uma amizade verdadeira, lembrem-se do incrível poder que ela possui e cuidem dela como o tesouro raro que realmente é! Porque, como diz o ditado, “um amigo verdadeiro é um tesouro que não tem preço”.

Convido-vos a refletir sobre a(s) amizade(s) nas vossas próprias vidas!!

Pois, A AMIZADE É UMA DÁDIVA DA VIDA!

PUB

PUB

PUB

To Top