PUB

Economia

Cabo Verde em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa 

Cabo Verde vai estar em destaque na 4ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, Portugal (BTL), que decorre de 28 de Fevereiro a 3 de Março, tendo como habitual cenário a FIL, no Parque das Nações. Isto numa altura em que o número de turistas portugueses que demandam estas ilhas não pára de crescer.  

O destaque de Cabo Verde na próxima edição da Bolsa de Valores de Turismo de Lisboa (BVT) é realçada pela imprensa da especialidade em Portugal. Como mostram os números, as ilhas cabo-verdianas têm vindo a conquistar, cada vez mais, o mercado português, especialmente nos períodos da Páscoa, Verão e Natal e Fim do Ano. Sal, Boa Vista costumam estar entre as preferências.

Portugal, segundo maior mercado emissor

Os dados estatísticos disponíveis mais recentes, relativos ao 3º trimestre de 2023, indicam que os portugueses ocuparam o segundo lugar do mercado emissor para Cabo Verde, com 16,4% do total de 231 523 hóspedes registados entre Julho e Setembro.

A liderança foi, como tem sido hábito, do Reino Unido, com 25,1% do total das entradas e Países Baixos (Bélgica+Holanda) em terceiro, com 8,6%. Alemanha (8,1%), Itália (6,8%) e Espanha (6,7%). Os outros países agregados representam 22,0% do total das entradas nos estabelecimentos hoteleiros, no terceiro trimestre de 2023.

Relativamente às dormidas, no trimestre em análise, o Reino Unido ocupou o primeiro lugar, com 33,9% do total, seguido novamente de Portugal (15,7%). Depois Alemanha (9,6%), Países Baixos (9,3%), Espanha (5,4%) e Itália (4,5%). Os outros países agregados representam 16,1% do total das dormidas nos estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde.

Os dados atestam, assim, a importância crescente do mercado português na estrutura do mercado emissor de turistas para Cabo Verde.

Diversificar 

Citado pela imprensa lusa, o ministro do turismo, Carlos Santos destacou a importância do certame para este arquipélago. “A presença de Cabo Verde na BTL, enquanto país convidado é, com certeza, o cenário ideal e ímpar para dar a conhecer o destino turístico, as suas gentes, as suas paisagens, a sua cultura e o património histórico que as ilhas apresentam”.

O mesmo governante salientou ainda que 2024 será um ano de “grandes conquistas para o turismo de Cabo Verde”. Nesse particular, destacou “a apresentação da nova marca” do destino, com o objectivo de proporcionar “uma comunicação mais direccionada para a diversificação do produto e do mercado”.

Esse responsável enfatizou, igualmente, que o Governo está a trabalhar para criar condições para que o turismo tenha “âmbito territorial a nível de todas as ilhas e encontre no ambiente, na cultura e na história os ingredientes principais da formação dos produtos”.

Apesar de ainda não haver dados oficiais, Carlos Santos acredita que Cabo Verde deverá ter recebido, no ano transacto, mais de 900 mil turistas, superando em cerca 12% os números de 2019. A expectativa para 2024, disse, “é de um contínuo crescimento”.

Gestora da BTL destaca vantagens para Cabo Verde

Já Dália Palma, gestora da BTL, citada também pela imprensa portuguesa da especialidade, destacou que ter Cabo Verde como Destino Internacional convidado da feira este ano “é uma forma de celebrar a ligação próxima e duradoura entre os nossos dois mercados”.

A BTL vai assim permitir a Cabo Verde constituir-se como uma “plataforma de destaque” para poder “desenvolver sinergias comerciais com vários players do turismo português”. Por outro lado, poderá ser, também, “um espaço privilegiado para promover as novidades do destino e contactar directamente com o consumidor”.

Na prática, apesar dos inúmeros desafios que se colocam ao turismo nacional, como competitividade, qualidade, geração de maior valor acrescentado, eficiência nos transportes interilhas e maiores oportunidades de rendimentos paras comunidades locais, a BTL constitui uma boa oportunidade de  promoção do destino Cabo Verde. 

A 4ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, Portugal (BTL) decorre de 28 de Fevereiro a 3 de Março, tendo como habitual cenário a FIL, no Parque das Nações. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 855, de 18 de Janeiro de 2024

PUB

PUB

PUB

To Top