PUB

Política

Dia Mundial da Rádio: PR destaca importância da rádio na qualificação da democracia

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Rádio, o Presidente da República, José Maria Neves, utilizou o seu perfil no Facebook para saudar todas as rádios de Cabo Verde e augurou sucesso a todas, exaltado a importância “fundamental” que têm na formação da opinião pública, disseminação e democratização da informação.

José Maria Neves aponta ainda a importância que a rádio tem na substanciação da sociedade civil, sem esquecer da importância que a mesma continua a ter na formação cívica da cidadania e na massificação, disseminação e democratização da informação.

Neves exaltou a importância fulcral que a rádio assume nestes “tempos de guerra, de ameaças à democracia e de emergência climática”.

“É importante que as rádios estejam em condições de poder fazer essa intermediação entre a sociedade civil e a sociedade política para poderem continuar a contribuir para a qualificação da democracia e que para que os cidadãos e a sociedade civil estejam engajados no controle do exercício do poder” apontou ainda.

Continuar a trabalhar a liberdade de imprensa

Outro ponto importante assinalado pelo PR é a necessidade, “cada vez mais importante” de se assegurar e afirmar as liberdades, principalmente a liberdade de imprensa que, de acordo com José Maria Neves, garante que todos participem de forma ativa no processo de construção de novas possibilidades de futuro.

Adiantou que a rádio é parte ativa e importante de todo esse processo.

No final do comunicado, José Maria Neves deu os parabéns a todos que trabalham nas rádios do mundo, de África e, em especial, de Cabo Verde.

O Dia Mundial da Rádio

O Dia Mundial da Rádio celebra-se, anualmente, a 13 de fevereiro.

Foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011. A Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de dezembro de 2012, apoia e reforça a celebração desta data.

O seu objetivo é demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino.

PUB

PUB

PUB

To Top