PUB

Política

Dia Internacional da Mulher: Combate à pobreza, VBG e violação sexual entre os principais desafios – PR

José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde, deixou esta sexta-feira, 8, uma mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, assinalado esta sexta-feira, em todo o mundo. O mais alto magistrado da nação cabo-verdiana aponta o combate à pobreza, a VBG e violação sexual como alguns dos  principais desafios que as mulheres e as meninas enfrentam no dia a dia.

“Neste Dia Internacional da Mulher, importa refletirmos sobre as diversas facetas da condição feminina em Cabo Verde e no continente africano como um todo. É ocasião para reconhecer as conquistas das mulheres, mas também para constatar e abordar os desafios persistentes que elas enfrentam diariamente”, começou por destacar José Maria Neves, em comunicado chegado à nossa redacção.

O PR evidenciou que a sociedade cabo-verdiana tem sido fortalecida pela presença e pelo papel ativo das mulheres em todas as esferas da vida, sinónimo de luta e perseverança. “Elas têm demonstrado uma resiliência notável, desempenhando papéis essenciais nas nossas comunidades, famílias, economia e governo. A sua contribuição é inestimável e merece ser celebrada e reconhecida a todos os níveis”, afirmou.

Combate à pobreza

No entanto, lembra que ainda persistem barreiras significativas, que muitas mulheres enfrentam no nosso país e em todo o continente e que impedem  o seu desenvolvimento. “A pobreza extrema continua a ser uma realidade, afetando desproporcionalmente mulheres e crianças. A falta de oportunidades económicas e educacionais perpetua esse ciclo de desigualdade e privação, tornando difícil para as mulheres alcançarem o seu pleno potencial”, destacou.

Por outro lado, defendeu que a paternidade e maternidade responsáveis são ainda desafios a vencer e que exigem um esforço de todos. “Envolvem não apenas o apoio às mulheres durante a gravidez e o parto, mas ao mesmo tempo a partilha de responsabilidades parentais”.

Combate sem tréguas à VBG, violência sexual e mutilação genital 

Igualmente,  alertou que a violência baseada no género “é uma preocupação urgente e contínua” que não pode ser ignorada.

“Milhões de mulheres africanas enfrentam a violência física, a violência sexual e a violência psicológica todos os dias, privando-as de sua dignidade, segurança e liberdade. A violação sexual de menores é uma das formas mais abomináveis de violência que afeta meninas vulneráveis, deixando cicatrizes emocionais e físicas que podem durar uma vida inteira”, lamentou.

Também, a mutilação genital feminina ainda é uma realidade em muitos países africanos, que é preciso reverter. “É uma prática desumana que deve ser banida urgentemente. Ela priva meninas e mulheres do seu direito básico à integridade física e à saúde, causando trauma psicológico e complicações de saúde a longo prazo”.

Liberdade, igualdade e dignidade

José Maria Neves finalizou a sua mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher defendendo que “à medida que celebramos março, considerado o mês da Mulher, mas ao longo de todo o ano, devemos comprometer-nos a enfrentar esses e outros desafios de frente, para a construção de um futuro
onde todas as mulheres, em Cabo Verde, na África e em todo o mundo, possam viver com dignidade, igualdade e liberdade”.

Neste contexto em cima descrito, o PR apela que só conseguiremos “construir um melhor futuro” para as mulheres, se concretizarmos “o sonho de um desenvolvimento durável, com
oportunidades partilhadas por todos e com mais mulheres nos lugares de liderança e de tomada de decisões”.

PUB

PUB

PUB

To Top