PUB

Cultura

Joshua Marty lança o single “Nha’rmun”, um basta à violência

Jorsal de Jesus Martins de 13 anos, conhecido no meio artístico por Joshua Marty, filho de um dos percussionistas mais conhecidos do país, Jorge Pimpa, lança hoje, 30, pelas 15h, o single “Nha’rmun”, que é também o nome do primeiro álbum do prodígio, é um basta à violência, um grito de alerta e um apelo à irmandade.

O single é, segundo Joshua Marty, “um grito de alerta à irmandade” e diz sonhar com uma nova geração de cabo-verdianos, particularmente, crianças e adolescentes livres de todo o tipo de violência.

O jovem artista sublinha que acredita na mudança de comportamentos e, por isso, apostou no elo mais forte para esta mudança, a música e tem como público-alvo a geração mais nova de cabo-verdianos.

Alerta à violência contra mulheres

Um dos alertas feitos por Joshua Marty no single é sobre a violência contra as mulheres, que tem sido um flagelo recorrente na sociedade cabo-verdiana, alerta igualmente para a situação das mães solteiras, “que criam muitas vezes sozinhas, milhares de crianças e adolescentes de Cabo Verde”.

O artista convida famílias a optarem pela tolerância e afeto de modo a servir de exemplos para os filhos que tem casa.

“Ca nu pó mo na pistola nu abraça nos viola”

Num dos trechos da música, Joshua enfatiza que os jovens não devem trocar os estudos pela criminalidade, foco nos estudos e na união familiar”, acrescenta ainda.

A música é uma composição do compositor Calu di Guida e  a gravação dos single foi feita no estúdio do músico e produtor Kim Alves, nos Estados Unidos da América.

O pai Jorge Martins (Jorge Pimpa) também participou na produção desta música, tocando percussão e ferrinho. Calu di Guida esteve na guitarra acústica, Kim Alves na guitarra, para além da percussão e teclado.

Sobre o artista

Jorsal de Jesus Martins, mais conhecido por Joshua Marty é um adolescente cabo-verdiano de 13 anos nascido a 28 de setembro de 2010.

Passou a sua infância e adolescência em Cabo-Verde, na ilha de Santiago, onde continua a prosseguir os seus estudos. 

Tem a música no sangue, o pai, Jorge Pimpa, é um dos percussionistas mais conhecidos do país, tendo acompanhado os melhores grupos musicais de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top