PUB

Cultura

Assomada: José Luís Mascarenhas lança audiolivro “Crónica Das Ilhas – Ambição 2030”

O Audiolivro “Crónica Das Ilhas – Ambição 2030” da autoria de José Luís Mascarenhas, será apresentado hoje, 16, às 16h, na Universidade de Santiago, campus de Assomada. O Presidente da República, José Maria Neves, e o líder da igreja católica em Cabo Verde, o Cardeal Dom Arlindo Furtado prestigiarão o lançamento.

A obra, organizada em três partes distintas, terá apresentação de Hérmenio Fernandes, Dionísio Simões Pereira e Luís Rodrigues.

A primeira das três partes, intitulado “Desafios Globais” tem dez crónicas sobre temas diversos, avança em nota de imprensa, nomeadamente população e desenvolvimento, consensos de longo prazo, democracia, boa governação, um conjunto de temas candentes no mundo globalizado.

A segunda parte contém dez crónicas, intitulada de “Soluções Locais” e segundo o autor, foca “naquilo que Cabo Verde pode fazer localmente para fazer face a esses desafios globais”.

A terceira parte, “Grande Tour pelas Ilhas”, em que o autor leva os ouvintes e leitores a uma viagem de Santo Antão à Brava, explorando a descoberta, povoamento, desafios e potencialidades de cada ilha “em um mundo globalizado”.

Prefácio de José Maria Neves

A obra é “enriquecida com parcerias importantes”, incluindo colaborações com artistas como Nela Barbosa, cujos quadros foram apresentados na Assembleia Nacional e incorporados no audiolivro, além de contar com um prefácio do Presidente da República, José Maria Neves.

O autor, José Luís Mascarenhas Monteiro

José Luís Mascarenhas Monteiro tem a sua origem em Santa Catarina, interior da ilha de Santiago (Tomba Touro), nasceu na cidade da Praia, onde fez os estudos primários, para depois, em Portugal, fazer os estudos secundários, tendo licenciatura e mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.

Em 2023, conclui o seu doutoramento em Development Studies na mesma instituição e é sócio fundador da Universidade de Santiago (US), onde já exerceu vários cargos e é professor convidado desde 2008 nesta instituição de ensino, sendo que desde 2022, José Luís Mascarenhas Monteiro é consultor do Governo de Cabo Verde e do Banco Mundial.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top