O vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Nuías Silva, anunciou oficialmente a sua candidatura à liderança do partido, destacando a necessidade de um “novo rumo” para o país e de uma liderança que una e fortaleça a organização política.
Em carta dirigida aos militantes, simpatizantes e amigos do PAICV, Nuías Silva expressou seu entusiasmo e senso de responsabilidade ao assumir o desafio de disputar a presidência do partido.
Silva destacou assim a sua longa trajetória dentro da organização, desde a Juventude do PAICV (JPAI), onde foi presidente, até os cargos de militante de base e vice-presidente, acumulando experiência na gestão pública, privada e autárquica.
“Mais do que uma candidatura individual, trata-se de um projeto comum que resulta de um longo processo de maturação, com o envolvimento de capacidades partidárias de todas as gerações”, afirmou. Segundo ele, Cabo Verde enfrenta desafios que exigem uma liderança visionária, capaz de resgatar a confiança dos cidadãos na democracia e nas instituições públicas.
Ele que é também presidente da Câmara Municipal de São Filipe, no Fogo, enfatizou a importância de um PAICV unido, dialogante e comprometido com os valores da esquerda democrática e defendeu um partido aberto à sociedade, atento às demandas da população e engajado na construção de um Cabo Verde mais inclusivo e com justiça social.
Liderança que una os militantes
“Acredito que o PAICV tem hoje no seu seio, as capacidades e a experiência necessárias para enfrentar com sucesso os desafios do país, como já o fez no passado”, afirmou, reiterando a necessidade de uma liderança que una a militância e mobilize a sociedade cabo-verdiana.
Nuías Silva reforçou o seu compromisso com uma liderança inclusiva e intergeracional, defendendo um partido com estruturas fortes e um ambiente de respeito e diálogo interno. “Só unidos e coesos podemos vencer os desafios que o país tem pela frente”, declarou.
Com essa candidatura, o PAICV prepara-se para um processo eleitoral interno que poderá redefinir os rumos do partido e a sua actuação na cena política cabo-verdiana.
São quatro os pré-candidatos concorrentes à liderança do PAICV. Além de Nuías Silva, estão na corrida o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, o deputado pela Europa, Francisco Pereira e o empresário Jorge Spencer Lima.
