PUB

Economia

Fogo: EDEC anuncia fim dos cortes programados e entrada em funcionamento de novo gerador

A Empresa de Distribuição de Electricidade (EDEC) anunciou o fim dos cortes programados de energia eléctrica na ilha, após a entrada em funcionamento de um novo gerador de reforço na Central Única de São Filipe.

Através de um comunicado, a EDEC indicou que a situação deverá melhorar ainda mais ao longo da semana com a instalação de um segundo gerador, o que permitirá aumentar a capacidade de reserva e garantir maior estabilidade no fornecimento  de energia à população.

Apesar da melhoria, a EDEC alerta que poderão ocorrer perturbações pontuais durante a fase de testes dos equipamentos e para responder a eventuais falhas, equipas da Empresa de Produção de Energia (EPEC) e da própria EDEC estarão de prontidão para intervenções rápidas.

Dois grupos geradores novos

Segundo a Inforpress, foram alugados dois grupos geradores com potência de 1.400 kW cada, sendo que um deles já se encontra em funcionamento.

Paralelamente a este grupo que entrou em funcionamento, um dos dois grupos de maior capacidade, e com potência máxima de 1.600 kW, está em funcionamento e como ainda não foi objecto de manutenção produz cerca de 900 kW.

Recuperação do grupo gerador avariado

Uma equipa portuguesa especializada está no terreno a trabalhar na recuperação do segundo grupo com potência de 1.600 KW e assim que estiver em funcionamento o outro grupo com características semelhantes passará para manutenção.

Os dois geradores de maior potencial em uso na Central Única de João Pinto, em São Filipe, que fornece energia a toda a ilha, foram instalados desde o início da operação da central, inaugurada em Janeiro de 2016, e que já contam com mais de uma década de funcionamento, o que explica a necessidade de intervenções técnicas regulares.

Com estes reforços e trabalhos de manutenção em curso, a empresa espera garantir maior fiabilidade no fornecimento de energia eléctrica na ilha do Fogo, sobretudo neste período das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe em que o consumo é maior.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top