O Clube Desportivo ABC da Praia revalidou, Domingo, 02 de Agosto, o título de Campeão Nacional de Basquetebol Sub-18 masculino após derrotar a formação do La Família, de São Vicente, por 79-75, na final disputada no pavilhão desportivo Vává Duarte na cidade da Praia.
Conforme refere a Agência Cabo-verdiana de Notícias (INFORPRESS), a victória do ABC da Praia foi assegurada apenas no quarto e decisivo período em que deu a volta ao resultado da partida, cujo marcador vinha sendo liderado pelo La Família.
Tanto assim é que, os campeões regionais de São Vicente, orientados pelo experiente treinador Zé Baía, chegaram ao terceiro período com uma vantagem de 11 pontos, vencendo por-50-61, mas a formação encarnada do ABC da Praia, representante da Região Desportiva der Santiago Sul, deu a volta ao jogo, vencendo por 79-75.
A formação do Prédio, Santiago Sul, conquistou o terceiro lugar do Campeonato Nacional de Basquetebol Sub-18 masculino ao vencer o Atlético Clube do Tarrafal (Santiago Norte) por 74-70.
Destaques do campeonato
O ABC, que integra região desportiva de Santiago Sul, também arrebatou dois prémios individuais, nomeadamente de Melhor Jogador (MPV) e de Melhor Marcador conquistados pelo atleta Edwardo Abu-Raya.
O “Cinco Ideal” do campeonato é integrado pelos seguintes atletas: Pedro Cruz (Base) e Damian Martinho (Extremo), ambos d+a equipa La Família de São Vicente; Edwardo Abu-Raya (Extremo) da equipa ABC de Santiago Sul; Eliel Fragoso (Poste) da equipa ADRC Prédio de Santiago Sul e Ledilson Lopes (Poste) da equipa Atlético do Tarrafal-Santiago Norte.
Nove equipas de 7 regiões desportivas
O Campeonato Nacional de Basquetebol Sub-18 masculino decorreu de 27 de Julho a 02 de Agosto de 2026 no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, com a participação de 9 equipas representativas provenientes de 7 Regiões Desportivas do país e distribuídas em dois grupos (A e B).
O grupo A foi integrado pelas equipas ADRC Prédio (Santiago Sul), Atlético Clube Tarrafal (Santiago Norte), Djarmai Basket (Maio), Atlântico (Fogo), ADB Barraka (Boa Vista).
Por sua vez, grupo B foi constituído pelas equipas CD ABC (campeão nacional), Pantera Negra (Sal), Liprobasket (Santo Antão), La Família (São Vicente).
C/INFORPRESS

