PUB

Política

Dia da Defesa Nacional: Ministério da Defesa assinala efeméride com atividades em todo o país

O Ministério da Defesa Nacional inicia, na manhã de hoje, segunda-feira, 02 de Novembro, as comemorações do Dia da Defesa Nacional com a realização de uma palestra na Escola Secundária de Achada Grande Frente (ESAG), na cidade da Praia. No âmbito da efeméride que se assinala a 6 de novembro, serão ainda realizadas campanhas de doação de sangue, conferências dedicadas à Defesa Nacional, ações de formação e iniciativas de solidariedade social.

Segundo nota de imprensa, as comemorações que decorrem sob o lema “Defesa é de todo – Conhecer, Aprender, Participar e Servir”, visam reforçar a ligação entre as instituições de Defesa e a sociedade social.

Assim, entre as iniciativas previstas, destacam-se igualmente a atividade “Soldado/Marinheiro por um Dia”, campanha de doação de sangue, conferências dedicadas à Defesa Nacional, à segurança marítima e aos desafios atuais, bem como ações de formação e iniciativas de solidariedade social.

Além de reforçar a ligação entre as instituições de Defesa e a sociedade civil, as actividades comemorativas visam ainda promover a educação para a cidadania e sensibilizar os cabo-verdianos para a importância da Defesa Nacional enquanto responsabilidade coletiva.

Palestra na Escola Secundária de Achada Grande Frente

A abertura das comemorações tem lugar hoje, 02, entre 09h45 e 11h00, na Escola Secundária de Achada Grande Frente, na cidade da Praia, com uma palestra subordinada ao tema “Defesa Nacional, Educação, Serviço Militar Obrigatório e as Oportunidades de Carreira”.

De acordo com a mesma fonte, a sessão será conduzida pelo Diretor Nacional da Defesa, Capitão-do-Mar José Mário Lopes Tavares, e pretende proporcionar aos alunos um melhor conhecimento sobre o papel da Defesa Nacional, o funcionamento da instituição militar, o cumprimento do Serviço Militar Obrigatório e as oportunidades de carreira nas Forças Armadas.

O programa inclui ainda um momento de interação com os alunos, consultas médicas e uma atuação da Banda Militar.

Celebrações centrais a 06 de novembro

Ainda segundo o Ministério da Defesa Nacional, no dia 06 de Novembro, data central das comemorações, realizar-se-á uma conferência sobre as políticas de Defesa Nacional e o papel da educação neste domínio, bem como uma conversa aberta com antigos Chefes do Estado-Maior das Forças Armadas, dedicada aos desafios e às perspetivas da Defesa Nacional.

Estão ainda previstos desfiles militares nas diferentes regiões militares, sendo o ato central realizado na cidade da Praia, bem como uma tocatina da Banda Militar, na Praça Alexandre Albuquerque, no Plateau.

O programa integra ainda feiras de saúde, ações de doação de sangue, atividades de capacitação e iniciativas desportivas, nomeadamente a Corrida e Caminhada da Defesa Nacional e uma prova de natação em águas abertas.

O programa das comemorações da efeméride enquadra-se nas orientações do Programa do Governo para o setor da Defesa Nacional, “que reconhece a Defesa como um pilar do Estado contemporâneo e destaca a importância do reforço da consciência cívica, da valorização das Forças Armadas e da aproximação entre as instituições de Defesa e a sociedade.

Segundo a mesma fonte, o programa, que foi desenvolvido em parceria com as Forças Armadas e outras instituições, contempla atividades de caráter educativo, cívico, cultural, científico, social e desportivo, envolvendo diferentes públicos e comunidades, com iniciativas que se prolongam ao longo de todo o mês de novembro.

PUB

PUB

PUB

To Top