PUB

Política

PR diz que já é preocupante a dimensão das injustiças sociais e assimetrias regionais em Cabo Verde

O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca disse este domingo em Tarrafal de São Nicolau, que já é preocupante a dimensão das injustiças sociais e assimetrias regionais em Cabo Verde.
Jorge Carlos Fonseca que discursava na sessão solene comemorativa na Assembleia Municipal do Tarrafal, para assinalar o Dia do Município, disse que o país atingiu níveis de desenvolvimento “muito interessantes”, mas sublinhou que as injustiças sociais e assimetrias regionais têm condicionado “fortemente” a perspectiva de desenvolvimento integrado e nacional.
“Isto é, se não houve desenvolvimento também nas zonas ditas periféricas, nos pequenos municípios como Tarrafal, Brava, Mosteiros, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Orgãos, não se pode falar em desenvolvimento do próprio país “, salientou.
O Presidente da República advogou que tem que haver um “olhar especial e particular “para os pequenos municípios para que estas também criem as condições mínimas e possam também realizar e concretizar o princípio de igualdade de oportunidade.
Por isso mesmo Jorge Carlos Fonseca apelou ao diálogo “crescente e aberto” entre os poderes locais e Governo central para que sejam maximizados os recursos e as potencialidades de cada um dos municípios.
“Nós somos 10 ilhas, mas o país é um só e portanto é algo que deve ser tomado em conta e não dever ser esquecido por ninguém”, advertiu o Chefe de Estado, que se encontra de visita oficial ao município do Tarrafal de São Nicolau que celebrou o seu 10º aniversário.
O Presidente da República sublinhou também a necessidade de, nos casos em que há vários municípios numa ilha, haver também a perspectiva ilha, numa lógica de integração.
“A perspectiva de o desenvolvimento dever ser integrado e isso implica o diálogo permanente entre responsáveis de diversos municípios de uma ilha e no caso de São Nicolau entre Tarrafal e Ribeira Brava”.
Para além de participar na sessão solene comemorativa, Jorge Carlos Fonseca, participou esta tarde no lançamento da primeira pedra da Praça de amizade entre Tarrafal de São Nicolau e o Município da Boa Vista, na zona de São João Baptista.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top