PUB

Economia

Conjuntura económica: 82% das famílias cabo-verdianas dizem que não é possível poupar dinheiro

De acordo com os resultados do inquérito de Conjuntura ao Consumidor, apurados pelo Instituto Nacional de Estatística, no 2º trimestre de 2015, 82% das famílias cabo-verdianas dizem que não é possível poupar dinheiro face à actual conjuntura económica.
No trimestre homólogo esse percentual foi de 69%. De realçar que apenas 9% dos inquiridos afirmam ser possível poupar algum dinheiro com a actual situação económica do país.
Aliás, o indicador de confiança no consumidor manteve a tendência descendente dos últimos trimestres, registando o valor mais baixo desde início da série. A confiança dos cabo-verdianos continua a diminuir, tendo o indicador situado abaixo da média da série. Observa-se ainda, que o indicador evoluiu negativamente relativamente ao trimestre homólogo, devido à apreciação negativa sobre a situação financeira das famílias, situação económica do país para os próximos 12 meses e situação económica actual do seu lar relativamente ao mesmo período do ano 2014.
De acordo com as famílias inquiridas, tanto a situação económica das famílias como a situação económica do país evoluíram negativamente relativamente ao trimestre homólogo.
Segundo os inquiridos os preços de bens e serviços diminuíram significativamente face ao trimestre homólogo e o desemprego no país diminuiu quando comparado com o mesmo período do ano 2014.
De acordo com os inquiridos, para os próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverá evoluir negativamente relativamente ao mesmo período do ano 2014.
Segundo as famílias, os preços de bens e serviços deverão diminuir quando comparado com o trimestre homólogo, o desemprego no país deverá diminuir face ao trimestre homólogo.
Quando questionados se tencionam comprar um carro nos próximos 2 anos, a maioria dos inquiridos afirma que não, de certeza absoluta, ou seja, 99% dos inquiridos afirmam ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos.
De referir que dos inquiridos nenhum afirmou que provavelmente irá comprar um carro nos próximos dois anos. Relativamente à intenção de comprar ou construir uma casa, nos próximos 2 anos, também a maioria dos inquiridos, 95% é da opinião de que não irá comprar nem construir uma casa, contra os 53% registados no período homólogo.
Cerca de 9% afirmaram que provavelmente não irão construir ou comprar uma casa, 3% são da opinião que provavelmente irão construir ou comprar uma casa nos próximos 2 anos e 1% afirmam que sim, que de certeza absoluta iriam comprar ou construir uma casa.

PUB

PUB

PUB

To Top