PUB

Economia

PIB cresce 0,1% no segundo trimestre

Os resultados das Contas Nacionais Trimestrais (CNT) do segundo trimestre de 2015 indicam que houve um crescimento de 0,1 por cento (%) do PIB no segundo trimestre, face ao mesmo período homólogo.
Segundo relatório das CNT avançados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), apesar desse resultado, os dados apontam para um abrandamento do ritmo de crescimento da economia nacional, situando-se em 0,1%, contra 2,4% registado no mesmo período do ano anterior.
Este abrandamento deve-se, de acordo com o INE, pela diminuição das actividades de agricultura, indústrias transformadoras, comércio, telecomunicações e imobiliária.
“Em relação às contribuições parciais dos ramos de actividades, no crescimento do PIB (variação homóloga), as contribuições positivas mais expressivas ocorreram nas actividades de Construção, Alojamento e restauração, Administração Pública e também nos Impostos líquidos de subsídios sobre produtos. Por outro lado, as contribuições negativas mais significativas foram registadas nas actividades de Agricultura, Indústrias Transformadoras e Comércio”, diz o relatório.
No acumulado dos dois primeiros trimestres o abrandamento “é bem evidente”, com destaque para os seguintes ramos: Agricultura, Comércio, Imobiliária e Administração publica.

PUB

PUB

PUB

To Top