PUB

Desporto

COC assinala dia do Desporto para o Desenvolvimento e paz com várias actividades

O Comité Olímpico Cabo-verdiano  (COC), em parceria com os clubes Olímpicos, espalhados um pouco por todas as ilhas do País, têm em vista um leque de actividades, para assinalar o dia do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, celebrado a 06 de Abril.
São várias acções que vão desde demonstração de modalidades desportivas da plataforma Desporto para a Vida até um torneio de futsal e Futbolnet. Começam já este domingo (31) na ilha do Maio, com um torneio de futsal na localidade de Morrinho, onde cerca de uma centena de crianças estarão envolvidas. A final do torneio está marcado para o dia 06 de abril onde haverá também uma demonstração de ginástica aeróbica.
Em Tarrafal de Santiago, uma actividade do Desporto para a vida está programado para o dia 06, com crianças a experimentar várias modalidades em um só local, mas que iniciará com uma caminhada a partir do centro da cidade até o Estádio Municipal. Mais a Sul, em Santa Catarina, também está marcado para o mesmo dia um encontro de várias modalidades no Polidesportivo de Nhagar.
Em Santa Cruz haverá abertura do torneio de Futbolnet (futebol limpo – onde as regras são ditas pelos participantes e os valores a serem respeitados são mais importantes que os golos) com concentração na Praça em frente ao Paços do Concelho.
Este torneio terá final no dia 21 de abril no Estádio Nacional, onde será definida a equipa que representará o Centro OlimpAfrica de Cabo Verde no torneio Africano, num mega evento que assinalará também o Dia do Desporto para Desenvolvimento e Paz.
Na cidade da Praia actividades em São Pedro e Ponta D´Água estão marcadas no dia 06 de abril, ambos nos campos das referidas localidades.
No norte do país, na ilha do Sal, uma corrida denominada “Playing to Changing” “ Jogar para Mudar” irá percorrer a cidade de Santa Maria, também no dia 06. A corrida tem como público-alvo crianças dos cinco aos 12 anos, onde os dorsais em vez de número terão a inscrição de valores com paz respeito, amizade, tolerância e igualdade.
Ao longo do percurso haverá paragens obrigatórias e em cada ponto estará um polícia para socializar com as crianças medidas de prevenção contra o rapto.
Em São Vicente haverá uma acção de sensibilização para os valores olímpicos, na Avenida Marginal, usando várias modalidades desportivas.
Por último na ilha de Santo Antão, mais concretamente em Porto Novo haverá mais uma actividade enquadrado na plataforma Desporto para Vida com centenas de crianças no Estádio Amílcar Cabral.
O Dia do Desporto para do Desenvolvimento e Paz é assinalado por todo o mundo com várias actividades, e é marcado pelo “Whitcard”, ou seja a demonstração de um cartão branco que simboliza a paz e o desenvolvimento através do desporto.

PUB

PUB

PUB

To Top